Amazonas será contemplado com 8 mil unidades habitacionais no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais

Em Destaque
Por -
0
Moradores de áreas de risco do interior do Amazonas serão contemplados com a construção de 8 mil unidades habitacionais por meio do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. O novo programa do Governo Federal foi lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira, 8 de agosto, em Brasília, e contou com a presença do vice-governador do Amazonas, José Melo, que representou o governador Omar Aziz na cerimônia.

Para atender as demandas das regiões afetadas por problemas como cheia, seca e deslizamentos de terra, o Governo Federal está disponibilizando R$ 15 bilhões aos Estados. O vice-governador informou que o Amazonas já deu entrada no Ministério das Cidades para a liberação do recurso para o inicio da construção das casas, o que está previsto para ocorrer em 30 dias.

"A iniciativa será benéfica para os habitantes da região amazônica que sofrem anualmente com a cheia e a seca. Esses recursos vão servir para a recomposição do que foi destruído. No Amazonas, tivemos problemas com desbarrancamento, estradas e vicinais. Além das moradias daqueles em vivem em áreas de risco", comentou José Melo.

O vice-governador destacou ainda que esta atitude do Governo Federal demonstra que o Brasil está avançando e se modernizando em vários segmentos. "Estamos entrando para um grupo seleto de países que proporcionam respostas rápidas à população e evitam transtornos a rotina das pessoas".

Monitoramento constante – As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos (prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres) e prevê o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de um sistema de monitoramento, alerta e resposta a desastres naturais. A intenção é proteger vidas, garantir a segurança das pessoas, minimizar os danos decorrentes de desastres e preservar o meio ambiente.

Durante o lançamento do programa, a presidente Dilma Rousseff disse que os investimentos que serão realizados pelo Governo Federal serão uma oportunidade para que o País possa desenvolver tecnologia. De acordo com Dilma, esta iniciativa implica em uma grande mobilização dos entes federados, além de soma de esforços das Forças Armadas e da participação solidária da sociedade.

Depois de anunciar o programa, a presidente inaugurou as novas instalações do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Elas estão localizadas no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, em Brasília (DF). Dessa unidade são emitidas as informações que permitem o planejamento de ações preventivas. A Defesa Civil do Estado do Amazonas é um dos órgãos que compõe o centro.







FOTOS: CHICO BATATA / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)