Vila Olímpica de Manaus será apresentada às delegações desportivas que vão disputar as Olimpíadas de Londres



A Vila Olímpica de Manaus e outros 171 centros oficiais de treinamento escolhidos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, serão apresentados aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos internacionais durante a Olimpíada de Londres, que começa no dia 27 de julho. Através de um guia online produzido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, as delegações estrangeiras vão conhecer as instalações esportivas brasileiras e começar a escolher os locais para concentração, aperfeiçoamento físico e adaptação dos atletas ao clima nacional.




Escolhida como centro oficial para o treino das delegações de judô e tênis de mesa, a Fundação Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa, que fica no bairro Dom Pedro, zona centro-sul de Manaus, também pretende receber atletas de outras modalidades como a natação e o atletismo. Para isso, a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel) apresentou ao Ministério do Esporte um projeto de reforma do complexo esportivo. Orçado em R$ 7 milhões, a recuperação contempla melhorias no parque aquático e na pista de atletismo.


Segundo o diretor-técnico da Fundação Vila Olímpica, Ariovaldo Malizia, mesmo antes do início do período de negociações com os comitês internacionais, cinco delegações já manifestaram interesse pela capital amazonense como opção de pré-jogo para os atletas. "Nossa meta é atrair doze delegações e contamos com o importante apoio do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Roberto Gesta de Melo, e do presidente da Confederação Brasileira de Natação, Uraci Nunes. O comitê olímpico é o responsável pela divulgação dos centros de todo o Brasil", disse.


As delegações estrangeiras negociam diretamente com os Estados os termos de utilização dos equipamentos nos complexos esportivos. Após conhecerem as instalações, os países enviam emissários para fazer o levantamento final das informações sobre os locais para o pré-jogo. Recebendo os atletas estrangeiros que vão participar dos jogos no Brasil, as cidades ganham visibilidade, incremento econômico e fazem parte do calendário de divulgação e promocional nacional e internacional do Comitê Organizador da Olimpíada Rio 2016.


FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato