Pesquisa aponta que 64% se sentiram seguros e 99% voltariam a Parintins

                                      
             
O Governo do Estado aproveitou a realização do 47º Festival Folclórico de Parintins para medir o nível de satisfação dos visitantes e população do município com a segurança pública integrada pelas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran). Uma pesquisa com quatro perguntas foi feita com 4.200 pessoas durante os três dias de apresentação dos bois-bumbás no Bumbódromo e apontou que 64% dos entrevistados afirmaram se sentir seguras no evento que recebeu cerca de 70 mil visitantes, segundo seus organizadores. O resultado da pesquisa foi apresentado nesta quarta-feira (11) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) que avaliou as ações da Operação Parintins 2012, que envolveu ainda forças estaduais, municipais e federais. Pelo menos 20 representantes de órgãos como Forças Armadas, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretaria de Saúde (Susam) e Infraero, avaliaram a atuação integrada durante o festival.




No quesito "Como você se sente com a segurança integrada neste evento", além dos 64% que afirmaram se sentir seguros, outros 34% disseram estar satisfeitos. A pesquisa aponta ainda que 91% dos entrevistados consideraram ótimo e bom a atuação integrada das forças de segurança do Estado e a interação com o público no evento.

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Paulo Roberto Vital, a pesquisa expressa bem o empenho das instituições em trabalhar em conjunto, tendo como o resultado do baixo nível de ocorrências, e sem nenhuma de maior gravidade. Vital destaca ainda que a pesquisa aponta que 91% dos 4,2 mil entrevistados consideraram excelente/ótimo a "sensação de segurança pela presença e visibilidade do policiamento nas ruas de Parintins". "É a nossa melhor recompensa saber que a população acolhe bem esse modelo de policiamento feito em conjunto pelas forças de segurança do Amazonas". O secretário lembrou que o evento serviu como um exercício da SSP visando a Copa do Mundo 2014.

O último item da pesquisa consolida a satisfação dos presentes no município com a segurança pública: 99% das pessoas afirmaram que a atuação da polícia é decisiva para a decisão de divulgar o evento e retornar a Parintins durante o festival. "Lógico, ninguém volta a participar de uma festa que não tenha segurança. E por isso que o Governo do Estado faz questão de investir bastante para que a polícia, os agentes de trânsito e os bombeiros estejam bem presentes durante o festival", afirmou Vital.

A Operação Parintins 2012 envolveu todos os órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Corregedoria-Geral, Secretaria de Inteligência e Ciops).

Reconhecimento - O relatório integrado de avaliação da SSP sobre o festival será apresentado ao Governo do Estado nesta semana, apontando melhorias e sugestões para os eventos futuros, principalmente quanto às observações feitas pela Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos (Ctesge), que coordena todas as ações visando a preparação para a Copa do Mundo na Manaus 2014.

Na reunião, o coordenador da Ctesge, coronel Dan Câmara, leu um elogio coletivo que o secretário de Segurança Pública fez a todos os servidores do Estado que atuaram no festival de Parintins pela redução de 4% no total de ocorrências policiais em comparação com 2011.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato