Operação integrada de segurança reduz 4% das ocorrências no Festival de Parintins

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas divulgou nesta segunda-feira (2 de julho) os dados da Operação Parintins 2012, que envolveu todos os órgãos do sistema de Segurança Pública do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran, Corregedoria-Geral e Ciops) e foi coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), tendo o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa). No total de ocorrências de 28 de junho a 1º de julho houve redução de 4% neste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 299 em 2011 contra 287 neste ano. 



De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, a ação proativa das forças de segurança conseguiu evitar ocorrências mais graves, como lesão corporal e homicídios. "Neste ano, no policiamento e no trânsito, não registramos casos graves de atentado contra a vida, como tentativa de homicídio, e ainda conseguimos reduzir o número de lesões corporais em 22%", declarou. 

O maior número de ocorrências durante o período do Festival Folclórico de Parintins foi registrado na área central da cidade, onde se localizam os pontos de maior concentração de visitantes e turistas, como o bumbódromo, a praça da catedral e a orla fluvial. Os casos de lesão corporal, ameaça, desordem, vias de fato, atendimento pré-hospitalar e perturbação da tranquilidade foram os principais registrados pelo sistema de segurança.  "É natural que a maioria das ocorrências seja concentrada nas áreas de mais aglomeração de pessoas. Por isso a presença das polícias foi fundamental para manter a ordem na cidade", disse Vital.

Evento-teste - De acordo com o coordenador da Comissão Temporária de Segurança para Grandes Eventos da SSP, coronel Dan Câmara, o Plano Integrado de Segurança foi aplicado com sucesso nas ações em Parintins. O plano, explicou o coronel, segue os parâmetros da Fifa para grandes eventos. "A SSP instituiu o Festival de Parintins como evento de alta complexidade e nós vimos aqui a oportunidade de testar as habilidades das forças de segurança para a Copa do Mundo de 2014", disse.

Produtividade - Em relação à produtividade das forças policiais, houve um aumento no número de flagrantes e crimes de menor potencial ofensivo neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nos três dias de festa foram registrados quatro flagrantes, a maioria por roubo e furto, e 41 termos circunstanciados de ocorrência (TCO). De acordo com o balanço geral, houve redução nos casos de ato infracional, um registro neste ano contra sete registrados no ano passado.

A Rede Educativa, formada em parceria com o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Secretaria Estadual e Municipal de Assistência Social, Polícia Militar e outros órgãos, atuou na área interna e nos arredores do bumbódromo oferecendo atendimento humanizado a crianças e adolescentes em situações de risco e pequenos conflitos. Durante os três dias de festival foram atendidas 150 pessoas, sendo 95% menores de idade em situação de risco social.

Trânsito - O Detran emitiu 222 multas, sendo a maioria contra motociclistas por falta de documentação e equipamentos de segurança obrigatórios (168). Durante as abordagens, foram feitos 193 testes de alcoolemia com seis resultados positivos e duas pessoas presas em flagrante. Também foram multados 132 motoristas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo a maioria homens (96), 88 com licenciamento do veículo em atraso e 42 pessoas que estavam em veículos sem registro junto ao Detran.

Bombeiros - O Corpo de Bombeiros registrou 210 ocorrências nos três dias de festa, a maioria dos casos foi de transporte de pacientes, abastecimento emergencial de água e ações de prevenção de eventos. Foi registrado também um caso de principio de incêndio no carro da alegoria do boi Garantido, no segundo dia do Festival, que foi atendido pela equipe de socorro do bumbódromo. Não houve feridos. Em relação ao ano passado, quando foram registrados 263 atendimentos, houve redução no total de ocorrências.






FOTOS: PEDRO BRAGA / SSP

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)