Governo do Amazonas vai implantar Câmara de Segurança Alimentar

Em Destaque
Por -
0
FOTO: ANTÔNIO LOPES/SEAS.
Reunião da secretária executiva da Seas, Graça Prola, com representante da Caisan, Valéria Burity, e a diretoria do Consea Amazonas

O Governo do Amazonas vai implantar, ainda neste ano, a Câmara Interestadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan). O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 9 de julho, pela secretária executiva de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Graça Prola, em reunião com a secretária executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Valéria Burity e a diretoria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).





De acordo com Valéria, a Caisan Amazonas será uma instância de pactuação interssetorial, na qual o Estado assume o compromisso de executar políticas públicas, como estabelece o artigo 6º da Constituição Federal (Emenda Constitucional nº 64/2010), de garantir à população amazonense nos 62 municípios o direito à alimentação adequada. Com a Câmara, o Estado passa a fazer parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).



A secretária executiva da Caisan informou que o Amazonas é um dos quatro últimos estados a aderir ao sistema. "Faltam apenas São Paulo, Mato Grosso e Goiás a criarem seus comitês. Acreditamos que, ainda neste ano, esses estados sigam o exemplo do Amazonas", disse Valéria Burity, lembrando que o Governo Federal vai oferecer recursos aos estados e pactuar metas para garantir o direito humano à alimentação adequada.



"A implantação do Caisan Amazonas representa a garantia de um aporte de recursos bem mais vultuoso do Governo Federal e, também, a priorização de segurança alimentar dentro da política do Estado", avaliou o presidente do Consea Amazonas, Marc Arthur.



Composição – A Caisan Amazonas vai ser integrada por grupos de secretarias estaduais que tem afinidade com o tema, como Saúde (Susam), Educação (Seduc), Assistência Social e Cidadania (Seas), Ciência e Tecnologia (Sect), Povos Indígenas (Seind), Produção Rural (Sepror) e Administração (Sead).



"A orientação do governador Omar Aziz é garantir alimentação adequada a toda a população amazonense e, com isso, reduzir o índice de desnutrição", afirmou a secretária executiva da Seas, Graça Prola.






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)