Governador Omar Aziz diz que questão da Arena está resolvida

Em Destaque
Por -
0


O governador Omar Aziz disse nesta quarta-feira, dia 4 de julho, que o impasse em relação à liberação dos recursos para a obra da Arena da Amazônia está solucionado e que espera resolver em breve a situação do Monotrilho, para que possa iniciar a obra. As declarações foram feitas durante a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Ari Moutinho, no Teatro Amazonas.





"Conseguimos resolver o imbróglio com a Andrade Gutierrez, ou seja, o valor que o TCU (Tribunal de Contas da União) estabeleceu vai ser cumprido", disse o governador. Omar Aziz já havia afirmado inúmeras vezes que não pagaria nenhum centavo a mais que o estabelecido pelo TCU pela Obra da Arena da Amazônia, que será o Estádio para a Copa de 2014. Com isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá liberar os recursos que faltam para concluir a obra.



O governador também disse estar otimista em relação ao Monotrilho. Ele revelou ter tido uma conversa de cerca de uma hora, na manhã desta quarta-feira, com a ministra das Relações Institucionais, Miriam Belchior, para tratar do assunto. "Nós já temos várias coisas avançando com o Monotrilho. Estamos dependendo desse acerto com a Caixa Econômica para assinar o contrato", declarou.



Parceria – O governador disse que espera do próximo prefeito de Manaus a parceria para reduzir as demandas da cidade, principalmente em relação à mobilidade urbana. "A Prefeitura tem um projeto de BRT (Bus Rapid Transit) que o próximo prefeito vai ter que implantar para que os dois sistemas juntos possam melhorar a mobilidade urbana e com isso dar uma qualidade de vida às pessoas que usam transporte coletivo".




Cerimônia de posse – Durante o discurso de posse do novo presidente do TJAM, Ari Moutinho, e dos demais membros da nova diretoria, o governador ressaltou a importância da independência do poder judiciário. Ele lembrou que, como governador, deu sua contribuição nesse sentido, ao garantir logo no início do seu mandato aumento no repasse dos recursos destinados ao TJAM, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público Estadual (MPE).



Segundo ele, em dois anos de governo, o orçamento do TJAM aumentou 60%, saindo de cerca de 230 milhões para R$ 380 milhões. "A democracia só vai permanecer se os poderes forem autônomos politicamente e financeiramente".




Ao referir-se ao desembargador João Simões que estava deixando o cargo, o governador disse que houve inúmeros avanços em sua administração que devem prevalecer na gestão do novo presidente, principalmente em relação à contratação de juízes para as comarcas do interior do Estado. "Espero que o novo concurso aconteça o mais rápido possível", disse, ressaltando que o processo está em andamento, dependendo apenas de questões burocráticas.


FOTOS: ALEX PAZUELLO


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)