Em debate no Senado, Braga comenta resultados da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável

Em Destaque
Por -
0

Em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) do Senado, o líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB), disse que o documento final da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável, ocorrida no mês de junho no Rio de Janeiro, é realista e define as bases para a transição rumo a uma economia verde.





"O documento final foi criticado pelas organizações não governamentais, mas o que dizer dos resultados de conferências como a de Copenhague, a de Cancun e a de Doha? Acho que o documento foi realista e coloca para 2014 expectativas de ações contundentes sobre o tema da economia verde", disse.

Na audiência pública organizada para se debater os resultados da Rio +20, o senador também disse que o Brasil, por ser exemplo no sequestro de carbono e emitir menos gases de efeito estufa do que países mais desenvolvidos, não pode pagar o ônus da preservação sozinho. Ele defendeu o pagamento por serviços ambientais e a recompensa para quem preserva as florestas. O senador elogiou ainda a organização do evento e o papel da diplomacia brasileira nas negociações.

"Estive na COP-15, em Copenhague, e posso atestar a falta de organização que houve ali. Por isso, da forma como a Conferência do Rio de Janeiro foi feita, digo que a cidade está de parabéns, assim como a nossa diplomacia, que foi responsável pela construção do documento aprovado", disse.

Além de Braga, participaram dos debates o presidente da CMA, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), e os senadores Sérgio Souza (PMDB/PR), Ana Rita (PT/ES) e Eduardo Suplicy (PT/SP).  Para os debates, foram convidados o negociador-chefe do Brasil na conferência das Nações Unidas, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado; o especialista em negociações climáticas e professor da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Viola, e a coordenadora executiva da Rede Brasil, Iara Pietricovsky; e André Correia do Lago, do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Assessoria de Imprensa com Agência Senado
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)