Deputados aprovam a nova lei de licenciamento ambiental do Amazonas

Em Destaque
Por -
0

Com unanimidade dos deputados estaduais, a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou nesta quinta-feira, 5 de julho, a nova Lei Estadual de Licenciamento Ambiental. O Projeto de Lei 137/2012, oriundo de Mensagem Governamental nº 47/2012, foi aprovado a exato um mês em que o governador Omar Aziz, em evento alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – assinou a Mensagem enviando-a à Assembléia Legislativa.

A nova Lei dispõe sobre o licenciamento ambiental do Estado do Amazonas, revoga a lei nº 3.219, de 28 de dezembro de 2007, e implanta uma série de novidades no licenciamento ambiental em benefício dos empreendedores e da economia verde do Estado. A matéria havia sido retirada de pauta na reunião do dia anterior para ser melhor discutida, principalmente com relação às questões relacionadas ao Setor Primário. A aprovação se deu em parecer conjunto das comissões de Constituição, Justiça e Redação, Finanças Públicas, Gestão e Serviços Públicos e Meio Ambiente, com relatoria do deputado Sinésio Campos (PT).
O relator Sinésio Campos reforçou o caráter desburocratizador da Lei e agilizador das rotinas do Instituto. "A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e o Instituto de  Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), constataram a necessidade premente da desburocratização", declarou o deputado. Ele destacou a importância da nova Lei para o setor primário do Amazonas, para as atividades familiares do setor agropecuário e para as micro e pequenas empresas pelos benefícios que passa a dispor.

Instrumento legal - O presidente do Ipaam, Antonio Ademir Stroski, festejou a aprovação por unanimidade porque representa a sensibilidade dos deputados em reconhecer na Lei a experiência de 30 anos em licenciamento ambiental no Estado e na construção democrática a que ela foi submetida. Ele comentou que a Lei 3.219 estava desatualizada e não respondia mais às necessidades dos setores da economia amazonense.
Para o presidente do Ipaam, todo o cenário ambiental precisava ser reformulado. "Agora passamos a ter um instrumento legal com grandes avanços que atende melhor os empreendedores, a agricultura familiar e os demais segmentos e no qual colocamos mecanismos de segurança e celeridade".
Outro item aprovado foi o Projeto de lei nº 136/2012, oriundo de Mensagem Governamental nº 46/2012, que cria o Conselho Estadual de Energia na estrutura organizacional da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). Os dois Projetos de Lei aprovados seguem para a sanção do governador Omar Aziz e entram em vigor na data da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O presidente do Ipaam acredita que isso já deve ocorrer na próxima semana.
Inovações - O presidente do Ipaam chama atenção para a simplificação no licenciamento em geral, mas especialmente para as atividades de potencial degradador mínimo que, ao invés de passarem pelas três etapas até então obrigatórias - Licença prévia, de Instalação e de Operação –, passam a se beneficiar da LAU – Licença Ambiental Única -  e com prazo de validade de até cinco anos.
As empresas com certificação ambiental ISO 14 mil passam a ter suas licenças renovadas automaticamente, pois já estão dentro dos parâmetros ambientais exigidos pela legislação.

Os empreendedores interessados em aqüicultura cujos empreendimentos tenham até 5 hectares, terão que fazer apenas o Cadastro de Aqüicultura.

Stroski alerta que as simplificações no licenciamento não significam deixar de fazer o controle ambiental. Os empreendimentos continuam obrigados ao cumprimento das normas e padrões ambientais e sujeitos à fiscalização, quaisquer que sejam o porte e o potencial degradador.

Um pouco mais da LEI
ü     Isenta de pagamento da taxa de licenciamento, além dos órgãos e entidades estaduais os órgãos e entidades municipais. (Art.2º, parágrafo único).
ü     Os serviços de incineração efetuados no complexo industrial do empreendimento como apoio da atividade produtiva passam a ser tratados em processo distinto, dada sua complexidade e potencial poluidor. (Art. 3º, § 5º).
ü     As entidades que tenham atividades voltadas para reciclagem de resíduos passam a ficar isentas do pagamento da taxa de licenciamento ambiental estadual. (Art. 5º, § 4º).


ü     Os empreendimentos ou atividades considerados pelo IPAAM como potencial poluidor/degradador reduzido ficarão dispensados do licenciamento ambiental estadual, ficando obrigadas, porém, ao cumprimento das normas e padrões ambientais e sujeitas à fiscalização exercida pelos órgãos competentes, conforme previsão da Lei Complementar n. 140/2011, art. 9º. (Art. 6º, caput, c/c §2º).


ü     Os prazos de validade das licenças foram expandidos. LP e LI poderão ter prazo de validade máximo de 48 meses e a LAU e LO, 60 meses. (Art. 12,13 e 14).


ü     A emissão dos relatórios técnicos que baseiam o deferimento ou indeferimento das licenças ambientais estaduais estará sujeita à observância de prazos para análise (30, 60 e 180 dias), com possibilidade ainda de recurso ao CEMAAM no caso de indeferimento do licenciamento. (Art. 25).








Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)