DECISÃO NEGATIVA DO TCE NÃO IMPEDE CANDIDATURA DE ADAIL

Em Destaque
Por -
14
"A JUSTIÇA ELEITORAL NÃO É OBRIGADA, DE MANEIRA NENHUMA, A TOMAR COMO VERDADE IMUTÁVEL AS DECISÕES DE UMA CORTE DE CONTAS. NÃO É PORQUE UMA PESSOA TEM UM NOME EM UMA LISTA QUE AUTOMATICAMENTE ELA JÁ É INELEGÍVEL". Dr. Antonio Batista.

Adail Pinheiro ao sair da convenção realizada para as eleições de 2012.

Dr. Antonio Bastita, que tem escritório advocatício em Manaus e defende vários prefeitos que enfrentam problemas junto ao Tribunal de Contas esclareceu detalhes sobre a questão de processos no TCE (Tribunal de Contas do Estado) versus a questão eleitoral, abordando especificamente os desdobramentos da decisão de ontem, quando o TCE negou um recurso pelo qual o ex-prefeito pretendia reverter uma decisão desfavorável dada anteriormente. 

Segundo o advogado, a decisão de ontem não encerra o processo, pelo contrário, ainda cabe recurso de embargo de declaração que tem efeito suspensivo mesmo fora da esfera do tribunal de contas.



O advogado diz que cabe ao ex-prefeito recorrer a justiça comum pois "o poder judiciário tem todas as prerrogativas de alterar as decisões do tribunal de contas desde que fique comprovado as nulidades e isto já está fartamente demonstrado". Nulidades são erros ou vícios produzidos e encontrados durante o processo. Estes erros devidamente comprovados estão sendo questionados na justiça comum que pode alterar a decisão do TCE, explica o advogado: "O fato do conselheiro dizer que o que foi pedido já havia sido negado anteriormente não significa dizer que a decisão do TCE não está errada, porque se o Tribunal se omitiu sobre uma nulidade e ele se omitiu de aceitar esta nulidade é mais um motivo para entrar com um embargo de declaração que está previsto no Regimento Interno e na Lei Orgânica do TCE e é mais um motivo para o Poder Judiciário se manifestar sobre as nulidades".

O advogado informou ainda que "o que a gente mais encontra nestes processos do Adail no TCE são nulidades, são ausências de notificações, as notificações não foram enviadas para o endereço, não foram recebidas por ele, desde quando ele deixou de ser prefeito continuaram enviando notificações para a prefeitura de Coari mesmo todo mundo sabendo que ele não era mais prefeito desde 2008, então tudo isso causa o cerceamento de defesa que é uma nulidade absoluta, que não permite o principio da ampla defesa e do contraditório diante de tais fatos a justiça comum ainda vai se manifestar".

Segundo o advogado, quem diz se qualquer candidato pode ou não está inelegível é a norma jurídica eleitoral. A lei eleitoral prevê apénas três requisitos para deixar alguém inelegível dentro deste quesito de prestação de contas na LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990 que são:

  • a) Decisão irrecorrível;
  • b) Conta reprovada por irregularidade insanável (ou seja falhas que não podem ser corrigidas);
  • c) Fatos e atos de improbidade dolosa do próprio administrador e não de terceiros;

Segundo o advogado, Adail Pinheiro não se enquadra em nenhum destes requisitos nos processos que tramitam no TCE. O fato do tribunal reprovar as contas de um administrador não significa que ele vai ficar inelegível automaticamente. A justiça eleitoral tem total competência para afasta a inegibilidade, mesmo diante de um pedido de impugnação de candidatura (se houver), basta que o candidato apresente ao juiz eleitoral que estão ausentes estes três requisitos de inegibilidades da Lei Complementar nº 64/90. Havendo total possibilidade do poder judiciário afastar estas inegibilidades através de um mandato de segurança ou de uma ação anulatória no Tribunal de Justiça.

Postar um comentário

14Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Daniel qual o Advogado qui fala qui a Causa ta perdida logico que sempre ele vai fala k tem Recuso pra ganha dinhero,so acredita nesses caras quem e BOBO............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse Advogado tem um poder de persuasão muito bom, esta enganando até o Adail, veja que na reportagem ele explica que o errado é o certo e o certo é o errado,... Será se os grandes intelectuais jurista (Juízes) caem nessa persuasão...Ladainha, acho difícil.

      Excluir
  2. GIRLANE MAIA06/07/2012, 17:51

    ELE TÁ DE VOLTA,COARI VAI SORRIR DE NOVO ELE TÁ DE VOLTA É AVONTADE DO POVO, 44 É A VOLTA DO PROGRESSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aee Girlaneee!!!

      Excluir
    2. Esse nosso canditado tem ibope.Deixem ele falar sao leigo no assunto.Nao vao entender mesmo. E VAMOS QUE VAMOS 44 É A VOLTA DO PROGRESSO.

      Excluir
  3. Ainda essa pendenga? Que coisa, esqueçam...advogado esse o seguinte: o cara ta morto e ele diz que ressuscita, sei muito bem disso....

    ResponderExcluir
  4. PARA DANIEL MACIEL UM CONVITE PASSA PRO LADO DO MAGALHÃES O ÚNICO FICHA LIMPA, SERÁ UM NOVO VEREADOR EM COARI FIQUE DE OLHO....

    ResponderExcluir
  5. Guerreiro Valente06/07/2012, 22:45

    Esse cidadão que quer de todas as formas driblar a justiça para tentar conseguir o registro de sua candidatura. Lembro-me ainda que quando o Mitouso não estava no poder, ele falava que o Mitouso queria chegar no poder a qualquer custo.Mas sempre nas derrotas o Mitouso se fortalecia e crescia sua popularidade cada vez mais e na forma legal concorria as eleiçoes e chegou a hora certa que hoje o Mitouso é Prefeito de Coari.

    Então façam uma análise de quem realmente quer chegar ao poder a qualquer custo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc só esqueceu de comentar que na época havia algumas pessoas que queriam colocar o cagoso no poder,hoje uma grande maioria quer tira-lo ....e outra vc é um fanfarrão ....kkkkkkkkkkkkk
      arnaldo prefeito de novo.....eu quero é dinheiro....

      Excluir
  6. Daniel e as condenações que ele tem no TCU, torna-o inelegível?

    ResponderExcluir
  7. cachorro morto ninguem se chuta...

    ResponderExcluir
  8. caro daniel , boa tarde!fico triste e ao mesmo tempo desacreditado com certas pessoas que tem a postura como a desse senhor antonio batista que se diz advogado, e tem a cara de pau em dizer que candidato que estao em situaçao a qual se encontra adail pinheiro nao está empedido de disputar as eleiçoes, entao se nada empede porque ha julgamento e condenaçao? o que o adail deve ficar esperto e com esse monte de samisuga de advogados que estao ai pra tomar dinheiro dele! prometendo livrar ele disso e daquilo e na verdade deixa ele mas enrascado ainda, ele ja tem experiencia propria porque ja passou por isso! daniel posta esse meu comentario.

    ResponderExcluir
  9. Cezar Valadares08/07/2012, 15:14

    Bem, pelo que eu vejo no atual cenário político e de justiça eleitoral, é que o ex-prefeito Adail Pinheiro, assim como todos os outros candidatos a prefeito Brasil a fora, poderão ser candidatos, e assumirão a cadeira se ganharem, sob-judíce. Pois no momento que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) liberou a candidatura com a PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAL REPROVADA, abriu um precedente e ao mesmo tempo se criou uma jurisprudência sobre as PRESTAÇÕES DE CONTAS DO ESTADO E DA UNIÃO, pois a brecha foi aberta para várias interpretações jurídicas. Agora vai do ADVOGADO ser bom o suficiente pra convencer os julgadores até o último recurso (TRE, TSE e STF). Um abraço aos irmãos coarienses com a VOLTA DO PROGRESSO!

    ResponderExcluir
  10. É Nós de Novo! é nailson falando.

    ResponderExcluir
Postar um comentário