Convênio entre Governo do Estado e Aeronáutica levará residência médica em Saúde da Família e Comunidade para o interior



O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), assinou nesta quinta-feira, 05 de julho, um convênio inédito com a Força Aérea Brasileira (FAB) no Amazonas para oferecer residência hospitalar em Saúde da Família e Comunidade em municípios do interior do Estado. O primeiro edital deverá ser lançado neste semestre.
 


"Através desta parceria, o Governo do Amazonas terá profissionais especialistas em cuidar da saúde do homem do interior, uma vez que o médico da família é aquele que vai verificar vacinação, nutrição e cuidar da saúde das comunidades de forma geral", destacou o diretor-presidente da FHAJ, Raymison Monteiro de Souza, durante a assinatura do convênio, realizada na Base Aérea de Manaus, no Crespo, zona sul da capital.

Raymison informou ainda que, além da Aeronáutica, o Governo do Amazonas prevê até o final deste ano estender o convênio interinstitucional com o Exército e Marinha no Amazonas. A proposta do Estado é abrir vaga para 36 médicos residentes até o ano que vem.

Na prática, Raymison explicou que o Hospital Adriano Jorge, com apoio do Conselho Regional de Medicina (CRM), assumiu o compromisso de levantar e identificar a necessidade de profissionais especialistas em Saúde da Família e Comunidade. Esses dados são repassados à instituição militar. "A partir daí cada força, dentro da sua capacidade estrutural, deverá junto ao CRM lançar o edital para selecionar os médicos residentes", completou o diretor do Adriano Jorge, ao frisar que toda formação acadêmica é subsidiada pela estrutura das Forças Armadas.

FAB lança Edital em 2012 – de acordo com o diretor do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), coronel-médico Jorge Anníbal, assim que o convênio entre o Amazonas e a corporação for encaminhado à Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília, será lançado logo em seguida o edital para médicos residentes. "Inicialmente serão oferecidas três vagas que serão abertas para todo país. A partir do ano que vem esses médicos já estarão em Manaus se especializando", afirmou Anníbal.

Ele avaliou que a parceria, além de inédita, vai deixar um legado para a população do Estado. "Essa parceria é importante porque a gente vai formar médicos brasileiros apoiando a família do Amazonas. Essa especialização tem o objetivo de trazer o médico para junto da família, agregando o cuidado técnico, médico e humano", disse.
Na opinião do presidente do Conselho Regional de Medicina no Amazonas (CRM-AM), Jefferson Jezini, afora o reflexo imediato na qualidade da saúde da comunidade, a especialização nessas áreas abre o leque acadêmico para novas possibilidades. "A partir deste passo que já foi galgado, com certeza vem o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnologias e um maior estudo da biodiversidade do Amazonas, o que vai inclusive despertar estudos na área de medicamentos", comentou.










FOTOS: ROBERTO CARLOS / AGECOM


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato