TRÂNSITO

Em Destaque
Por -
0
*ARTHUR VIRGÍLIO

          Manaus começa a experimentar certa bonança no trânsito. Parte se deve à greve de professores, técnicos e alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), outro tanto porque algumas escolas estão na fase de prova final ou entraram em férias. O importante é que é, sim, possível evitar os engarrafamentos que proliferam pela cidade.


          Há pontos onde a solução é urgente. A Bola do Coroado, onde está o viaduto Gilberto Mestrinho e a confluência da avenida Governador José Lindoso (avenida das Torres), é um desses locais. Houve investimento estadual e municipal naquela área e agora é hora de resolver o problema, de uma vez, eliminando a roleta russa em que se transformou "fazer" a bola qualquer hora e pior ainda no momento do rush.

          A Bola do Eldorado, na saída do Parque 10 de Novembro, é outro gargalo que se vai tornando insuportável. O motorista circula no viaduto Airton Senna, em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e à Universidade Paulista (Unip), em três e até quatro pistas. E esse equipamento de tráfego só tem duas pistas. Tudo para tentar chegar na frente no semáforo e sair dali antes que o congestionamento se avolume na bola.

          Manaus precisa de intervenções viárias, ampliando pistas.  A alameda Cosme Ferreira, conhecida como Estrada do Aleixo, não suporta, há algum tempo, o tráfego que recebe.

          É necessário investir em novas modalidades do transporte coletivo. Ouço que a Prefeitura quer investir no Bus Rapid Transit (BRT) e o Governo do Estado no Monotrilho. Acho que os dois podem conviver perfeitamente, cada um cumprindo seu papel. Mas Prefeitura e Governo podem muito bem chegar a um acordo para, em conjunto, começar a planejar e dar os primeiros passos num metrô para a capital amazonense.

          Vejo com otimismo a chegada à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) do delegado federal Wesley Aguiar. É sangue novo, que sai fortalecido de um dos postos mais nevrálgicos da Polícia Federal, a corregedoria, onde há necessidade de competência e pulso firme, exatamente as duas coisas necessárias ao transporte coletivo de Manaus. Acho demais depositar numa pessoa só a esperança de consertar tanta coisa errada nesse setor, acumulada ao longo de tanto tempo, até porque uma andorinha só não faz verão, mas torço para que tenhamos mais um passo à frente com Wesley no cargo.

          Todo esforço, no que se refere ao transporte coletivo, deve ser feito no sentido de convencer o motorista a deixar o carro em casa. Só assim, com menos veículos nas ruas, vamos conseguir espaço para fazer as reformas viárias com menor trauma. Nisso entram as campanhas educativas, cujo papel é fundamental num processo de humanização do trânsito.

          Respiremos, enfim, nesse lampejo das férias de meio de ano, no trânsito de Manaus. Cairá o consumo de hidrocarbonetos. Diminuirá o uso do ar condicionado nos veículos, que aumenta o gasto de combustível, e isso é bom para o meio ambiente. Há, enfim, tantas vantagens num trânsito humanizado que vale a pena o empenho de todos, cumprindo o dever de cidadãos, em pensar nas maneiras de melhorá-lo.

* Diplomata.
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)