Susam monta postos para atendimento emergencial de saúde no Bumbódromo

Em Destaque
Por -
0


A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) começou a montar, nesta quarta-feira, dia 27 de junho, dois postos de saúde para atendimento emergencial da população no Bumbódromo de Parintins. O município está recebendo uma estrutura especial para assegurar o apoio médico hospitalar durante os dias do 47º Festival Folclórico. Além dos dois postos na arena, os dois hospitais da cidade receberam reforço e duas ambulâncias ficarão disponíveis para auxiliar os casos nas ruas.


O Governo do Amazonas está investindo R$ 390 mil no reforço da estrutura de saúde em Parintins. A ação envolve mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais. O estoque de medicamentos e material químico e cirúrgico foi enviado de Manaus para abastecer os hospitais Padre Colombo e Jofre Cohen, que funcionarão em regime de plantão nos dias de apresentação de Caprichoso e Garantido.

"Essa é uma estrutura que permitirá atendermos em diversos pontos da cidade. No aeroporto, no porto da cidade e nas ruas, nos locais de grande movimentação de pessoas", frisou o diretor de saúde do interior da Susam, Roberto Maia.

Clínicos gerais e especialistas nas áreas de ortopedia, oftalmologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, ginecologia, endocrinologia, pediatria e médicos intensivistas estarão atuando em Parintins, um total de 27 profissionais. O serviço de UTI aérea estará disponível para a remoção de pacientes com quadros graves e que necessitem de atendimento especializado na capital.

Casos mais comuns de atendimento – As experiências que a equipe de saúde do Governo do Amazonas teve em anos anteriores revelam que os casos mais comuns de atendimento dentro do Bumbódromo são relacionados à crises de hipertensão arterial e mal estar súbito, geralmente causadas por exposição excessiva ao sol, exagero na ingestão de bebidas alcoólicas e má alimentação.

Maia recomenda aos brincantes redobrar os cuidados com a saúde passando protetor solar, bebendo bastante água e fazendo as refeições ao longo do dia. "As pessoas passam o dia inteiro no sol e só tomam bebida alcoólica. É preciso ter mais cuidado, beber água e comer bastante durante o dia. Tem também as pessoas que ficam o dia inteiro na fila para entrar no Bumbódromo e acabam se descuidando. A recomendação é trazer água e alguma coisa para comer. Com isso, será possível se divertir sem riscos", aconselhou.

Estrutura de saúde avaliada para Copa – Uma equipe do Ministério da Saúde está em Parintins e vai acompanhar a estrutura montada pela Susam para prestar o atendimento médico emergencial durante o Festival Folclórico.

O foco é a capacidade para o serviço durante a Copa de 2014. Os enviados são responsáveis por avaliar o atendimento na área de saúde em eventos de grande porte realizados no País e, neste ano, analisaram a estrutura oferecida a população nos carnavais do Rio de Janeiro, Salvador e Recife.





FOTOS: NONATO DUARTE / AGECOM






Agência de Comunicação do Amazonas
(92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
www.amazonas.am.gov.br
http://twitter.com/governoamazonas
http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)