SSP testará plano de segurança do Estado para Copa do Mundo durante o Festival Folclórico de Parintins

Em Destaque
Por -
0

O plano de segurança pública em elaboração no Amazonas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 será testado durante o Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. Lançada nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), a operação Parintins 2012 inaugura o modelo de ação das forças de segurança para grandes eventos e vai envolver mais de mil policiais civis e militares, além do Corpo de Bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM).




As Forças Armadas, a Agência Brasileira de Inteligência, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal também participam. A operação Parintins segue determinação do governador Omar Aziz de reforçar a segurança da cidade durante a realização do Festival Folclórico para garantir a tranquilidade da população e dos turistas e também uma oportunidade para por em teste o plano de segurança em elaboração para as áreas de "Fan Fest" da Copa do Mundo.

O esquema da operação também é novidade. Serão três níveis de monitoramento e controle da segurança da cidade durante o festival, período no qual Parintins deve receber cerca de 100 mil turistas. "É um modelo de nível internacional para grandes eventos com foco na Copa de 2014. Esse é o diferencial. A base é o sistema em três níveis de controle, o que vai proporcionar maior eficiência nas ações", enfatizou o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.


Conforme o sistema, dentro do Bumbódromo será instalado um centro de controle para acompanhamento exclusivo da situação interna. Outra unidade será aberta em área estratégica e ficará responsável pelo controle da movimentação em toda a cidade. O terceiro monitoramento será através de 20 câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), com controle das imagens na sede do órgão em Manaus.

O modelo amplia o controle de ocorrências e aumenta a presença das forças de segurança nos locais de grande movimentação de pessoas. Toda a cidade terá segurança reforçada com 100 viaturas policiais, nove embarcações para segurança e socorro fluvial e uma aeronave. Bumbódromo, aeroporto, região portuária, hotéis e bares terão maior atenção.

Nova tecnologia - A Operação Parintins 2012 também vai testar, pela primeira vez, o uso das câmeras com tecnologia de reconhecimento facial. O sistema da nova ferramenta possibilita a identificação de foragidos da justiça a partir das características do rosto. A base de consulta é o banco de dados fornecido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus). As câmeras serão instaladas na área de acesso e dentro do Bumbódromo e em uma viatura que ficará circulando pela cidade, afirmou o comandante do Ciops, Coronel Oliveira Filho.


"Essas câmeras possuem um sistema capaz de detectar a figura de uma pessoa com até 85% de probabilidade de acerto, esteja ela disfarçada ou não", pontuou.

Segundo o coordenador da Comissão de Segurança para Grandes Eventos da SSP, coronel Dan Câmara, as seis câmeras foram fornecidas gratuitamente para o teste pela empresa fabricante. "Até a Copa, planejamos adquirir diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam o trabalho da polícia e a de reconhecimento facial é uma delas. Recebemos essa oferta da empresa e estamos testando para verificar a viabilidade de aquisição", comentou.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)