Seped está com inscrições abertas para atividades motoras destinadas a pessoas com deficiência

Em Destaque
Por -
0
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) está com inscrições abertas para atividades motoras destinadas a pessoas com deficiência, nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire (avenida Itaúba s/n, bairro Jorge Teixeira) e Cinthia Régia Gomes do Livramento (rua da Raquete s/n, no bairro Nova Vitória), na zona leste de Manaus. A ação é realizada pelo Governo do Amazonas, por meio do programa Viver Melhor, coordenado pela Seped.




As inscrições ocorrem no período das 14h às 17h e, para efetuá-las, é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento,  foto 3X4, além de um laudo médico indicando o tipo de deficiência do candidato. De acordo com a secretária executiva da Seped, Kathya Thomé, as atividades nos Cetis são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Kathya Thomé explica que é obrigatório que a pessoa com deficiência compareça no dia da inscrição para ser estabelecido qual será sua turma. É provável que algum tipo de deficiência possa não ser atendido no Ceti, como o diagnóstico de doença mental e alguns casos de pessoas com deficiência cuja gravidade impossibilite realizar as atividades em grupo. "Nós iremos avaliar cada caso, pois existem algumas deficiências que não permitem a prática de determinadas atividades. No ato da inscrição faremos essa avaliação, por isso é necessário levar a pessoa ao local escolhido", reforça a secretária executiva.

As atividades motoras estão divididas em atividades de educação física na quadra e no meio aquático, sendo esta última dividida em natação e o método Halliwick – método de natação para pessoas com deficiência. De acordo com Kathya Thomé, a água é um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento de determinadas habilidades que o meio terrestre não possibilita.

A proposta do Viver Melhor, na vertente Atividades Motoras, é incentivar o uso dos espaços dos Cetis, como piscinas, salas de dança e consultórios, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, conforme determinação do governador Omar Aziz.

O projeto Viver Melhor, lançado em dezembro do ano passado, possui ainda as vertentes Habitação, com a reforma de moradias e distribuição de equipamentos que facilitem o dia a dia da pessoa com deficiência, e a Reabilitação, que oferece atendimento médico especializado a esse público. Para esclarecer as dúvidas dos interessados, a Seped disponibiliza o email seped@seped.am.gov.br e os telefones (92) 3878-0583/ 3878-0599.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)