Plano Aeroviário do Governo Estadual viabiliza homologação de novos aeródromos no Amazonas

Em Destaque
Por -
0


Com a possibilidade de homologação de mais 13 dos 54 aeródromos existentes atualmente no interior do Estado, o Governo do Amazonas objetiva definir e orientar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária da região, capacitando-a de modo a torná-la apta para atender as atuais e futuras necessidades do transporte aéreo na Amazônia. Para isso, o governador Omar Aziz determinou a implementação do Plano Aeroviário do Estado do Amazonas, elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), como ação propulsora do desenvolvimento socioeconômico regional.





"A meta é redefinir o Sistema Estadual de Aeroportos, apresentando propostas de desenvolvimento e quantificando os investimentos necessários para cada aeródromo contemplados pelo planejamento", observou a secretária de Estado de Infraestrutura, Waldívia Alencar.



O Amazonas possui um total de 54 aeródromos, sendo que a maioria deles está sob a administração das prefeituras municipais. Desse universo, 24 atualmente estão homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), outros 13 não são credenciados, 16 são militares e apenas um está inativo.



Transferência – De acordo com o gerente de Obras do Interior na Seinfra, engenheiro Mário Jorge Dutra, o Estado deve executar um estudo com o intuito de homologar os aeroportos não homologados junto à Anac. Com a mudança de competência do Governo Federal para o Governo do Estado, por meio da aprovação do Plano Aeronáutico do Amazonas, ressaltando que a Anac já deu parecer favorável ao mesmo, o levantamento das necessidades de cada aeroporto será realizado em um tempo menor.



"O que nós vamos fazer, na realidade é fazer visitas técnicas a cada aeroporto ainda não homologado para fazer o levantamento das suas necessidades de infraestrutura, elaborar um diagnóstico a ser apresentado à Anac com o conjunto de medidas que deverão ser tomadas para a regularização das deficiências e aguardar o posicionamento do órgão", relatou o engenheiro Mario Jorge Dutra, ao explicar o processo necessário para a homologação.



Novos aeroportos – O Governo do Amazonas também pretende construir mais dois novos aeroportos, um em Jutaí (a 749 km de Manaus) e outro em Maraã (a 632 km da capital). Os projetos de construção, ampliação e reforma de todos os aeródromos serão terceirizados em razão de os projetos exigirem maior nível de complexidade.



De acordo com a Seinfra, até o fim do ano estão programadas a adequação das pistas de pouso e decolagem dos municípios de Jutaí, no Alto Solimões; Maraã, no Japurá; além de Maués e Parintins.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)