No Rio, líder do governo destaca Zona Franca de Manaus e Bolsa Verde como exemplos de desenvolvimento sustentável

Em Destaque
Por -
0

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), foi um dos palestrantes da abertura da 1ª Cúpula Mundial de Legisladores, que ocorre até o próximo dia 17, e faz parte das atividades da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro. Ao falar sobre Florestas de Capital Natural, o senador destacou a importância de se reconhecer e valorizar o papel das florestas como provedoras de serviços ambientais.



Para o senador, é preciso formular políticas públicas para a Amazônia para dar condições de sobrevivência aos povos da floresta, responsáveis pela proteção da flora e fauna da região. No Amazonas, Braga citou como exemplo de política pública eficiente a criação da Zona Franca de Manaus, que retirou a pressão sobre a exploração da floresta que, no estado, tem índice de preservação acima de 90%.

O senador também citou como exemplo a criação do programa Bolsa Floresta, idealizado quando Braga foi governador do Amazonas e que serviu de inspiração para a criação do Bolsa Verde, do governo federal.

A Cúpula

A organização da 1ª Cúpula de Mundial de Legisladores é da entidade Globe International, que reúne parlamentares de todo o mundo comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ela acontece de hoje até domingo de junho na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A cúpula terá três grandes objetivos. 1) estabelecer um mecanismo para monitorar e controlar os trabalhos dos governos em relação ao que for assumido durante a Rio+20; 2) reconhecer e destacar o papel dos parlamentares na elaboração e aprovação de leis e de orçamentos; 3) conceituar nas economias nacionais o uso do capital natural, relacionado à biodiversidade de cada país. A ideia é que os legisladores se comprometam com os objetivos da Rio+20 e elaborem um protocolo de intenções em defesa do desenvolvimento sustentável.

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)