Na Rio+20, Eduardo Braga defende economia verde como novo modelo de desenvolvimento

"Com a ajuda da sociedade civil organizada e com a vontade política de governantes que queiram combinar incentivos fiscal, financeiro, tecnológico e políticas públicas sociais, nós poderemos construir a tão sonhada economia verde e garantir para as futuras gerações um mundo mais equilibrado e mais correto do ponto de vista ambiental". Essa foi a conclusão do líder do governo do Senado, Eduardo Braga (PMDB), ao encerrar palestra sobre desenvolvimento sustentável realizada nesta sexta-feira (22) em evento organizado pela Coca-Cola do Brasil na Rio+20.






O senador ressaltou que é preciso mudar o modelo de desenvolvimento econômico atual, "desastroso para o meio ambiente", para um modelo baseado na chamada economia verde. Ele citou a Zona Franca de Manaus (ZFM) como exemplo de modelo que deu certo, principalmente por tirar a pressão para exploração da floresta no Amazonas e proporcionar desenvolvimento ao estado. Entretanto, lembrou que, sozinho, esse modelo não é suficiente.

"Se só a ZFM fosse suficiente, o Amazonas já estava com sua vida resolvida. A ZFM não é suficiente porque senão vai tirar todo o povo do interior, vai levar todo o povo para um aglomerado urbano, para Manaus, para viver em invasões, em condições sub-humanas de habitação, sem saneamento básico, com alto índice de criminalidade, poluição e violência", disse.

Braga lembrou que além da ZFM, indispensável para o estado, é necessário incentivar atividades econômicas a partir do uso correto da floresta, que possam gerar emprego, renda e melhoria da qualidade de vida do povo da região. Ele ressaltou modelos de atividades econômicas já desenvolvidas com sucesso no estado, como o arranjo produtivo do guaraná, que abastece as indústrias de bebidas do PIM; e da borracha, matéria-prima usada pela primeira fábrica de pneus para bicicletas e motocicletas instalada em Manaus.

"O tema da Rio+20 é economia verde, como combater a fome, a pobreza e a miséria. Acredito que para fazer isso só tem um jeito: dando atividade econômica, ocupação econômica para quem vive na floresta, sem que ele precise derrubar a floresta para poder sobreviver. E a forma para se conseguir isso é fazermos combinações inteligentes", destacou o senador.

Na palestra, o senador aproveitou para sugerir à Coca-Cola que aumente o número de produtos feitos a partir de matéria-prima extraída da floresta de forma sustentável, valorizando arranjos produtivos locais.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato