Na Conferência da ONU, líder do governo defende criação de políticas públicas para os povos da Amazônia

Em Destaque
Por -
0
O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), foi um dos palestrantes da abertura da 1ª Cúpula Mundial de Legisladores, que ocorre até o próximo dia 17, e faz parte das atividades da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro. Ao falar sobre Florestas de Capital Natural, o senador destacou a importância de se reconhecer e valorizar o papel das florestas, especialmente da Amazônia, como prestadores de serviços ambientais.

 "Aquela floresta representa a qualidade e o controle do clima. Ela representa a possibilidade de mitigação do aquecimento global e representa a estabilidade do ritmo hidrológico do nosso país, da América Latina, da Europa e parte da América do Norte".



Para o senador, é preciso formular políticas públicas para a Amazônia para dar condições de sobrevivência aos povos da floresta, responsáveis pela proteção da flora e fauna da região. O senador citou como exemplo a criação do programa Bolsa Floresta, idealizado quando Braga foi governador do Amazonas e que serviu de inspiração para a criação do Bolsa Verde, implantando pela presidenta Dilma Rousseff.

"É preciso fazer com que aqueles que vivem da floresta possam ter o direito de cuidar da floresta, de prestar um serviço para a humanidade, mas que possam também garantir o sustento de suas famílias", enfatizou.

Mundo diferente 20 anos depois da Rio 92

O senador lembrou que a Conferência Rio+20 ocorre em uma época de transformação do mundo, diferente do cenário existente na Conferência de 1992. Ele lembrou que, 20 anos após àquele encontro, houve mudanças em relação ao conceito de sustentabilidade.

"O mundo mudou para melhor. Os bons modelos de desenvolvimento sustentável precisam ser ampliados em grande escala. Este é o momento do parlamento mundial dar uma grande contribuição para a sustentabilidade, dizendo sim à sustentabilidade, sim ao desenvolvimento econômico, sim à conservação ambiental, mas com políticas sociais que priorizem a qualidade de vida do ser humano", finalizou.

A Cúpula

A organização da 1ª Cúpula de Mundial de Legisladores é da entidade Globe International, que reúne parlamentares de todo o mundo comprometidos com a preservação do meio ambiente. Ela acontece de hoje até domingo de junho na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A cúpula terá três grandes objetivos. 1) estabelecer um mecanismo para monitorar e controlar os trabalhos dos governos em relação ao que for assumido durante a Rio+20; 2) reconhecer e destacar o papel dos parlamentares na elaboração e aprovação de leis e de orçamentos; 3) conceituar nas economias nacionais o uso do capital natural, relacionado à biodiversidade de cada país. A ideia é que os legisladores se comprometam com os objetivos da Rio+20 e elaborem um protocolo de intenções em defesa do desenvolvimento sustentável.
Assessoria de Imprensa
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)