MP do Código Florestal introduz preocupação social com micros e pequenos produtores, diz Eduardo Braga

Em Destaque
Por -
0

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), disse hoje (26) que a principal contribuição da Medida Provisória 571/2012, que altera o Novo Código Florestal, é a adoção de aspectos sociais, baseados na estrutura fundiária brasileira, para definir as obrigações de recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Braga explicou que, segundo o texto publicado pela Presidência da República, ninguém deixa de contribuir para a recomposição florestal.



"O que pode mais, contribui mais, o que pode menos, contribui menos, mas todos contribuem. E há uma série de graduações importantes", disse.

Segundo essas graduações, áreas de zero a um módulo fiscal e de um a dois módulos fiscais, devem recompor 10% das APPs existentes na propriedade; áreas de dois a quatro módulos devem recompor 20%.  Acima de quatro módulos, o percentual de recomposição será definido pelo Programa de Regularização Ambiental, ao qual o proprietário deverá aderir.

Além disso, para recuperação de margens de rios, o texto da MP determina uma graduação para recomposição mínima, que varia de 5 a 50 metros de recuperação de faixas de APP nessas áreas, de acordo com o tamanho da propriedade e largura dos rios e lago naturais.  Para Eduardo Braga, o texto da MP recupera o equilíbrio entre produção e proteção ambienta.

"É um texto de equilíbrio e de negociação entre a parte rural e a parte ambiental, que foram intensamente debatidas quando o texto foi apreciado pelo Senado", disse, acrescentando que, apesar de alguns pontos ainda a serem negociados, a MP deve ser aprovada sem problemas pela Casa.

Audiência Pública

A MP 571/2012 foi debatida em audiência pública nesta terça-feira (26) pela Comissão Mista que analisa a matéria. Realizada no Senado, a audiência teve a participação dos ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro; do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Teixeira explicou os vetos feitos pela presidenta Dilma Rousseff na lei aprovada pelo Congresso (Lei 12.651/2012) e disse que as modificações feitas por meio da MP foram feitas de modo que fosse "assegurada a preservação das florestas de todos os biomas, a produção com sustentabilidade e a questão social com preservação".

"Elaboramos um texto que respeitasse os acordos feitos no Congresso Nacional, que não levasse à anistia de desmatadores, que considerasse os pequenos proprietários e mantivesse os estatutos de preservação de APPs e reservas legais", explicou a ministra.
Assessoria de Imprensa
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)