Governo do Estado vai elaborar parecer técnico e jurídico sobre efetivação de agentes de endemias

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas vai elaborar, por meio da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), um parecer técnico e jurídico sobre a situação dos 242 agentes de combate a endemias do Estado contemplados com a Lei Federal 11.350/2006, que prevê dispensa de concurso público para profissionais que comprovem exercício da função, por meio de processo seletivo, até a data da publicação da lei, em 5 de outubro de 2006.


Os 242 agentes ainda não conseguiram a comprovação, conforme estabelece a Lei 11.350. O parecer deve ser concluído em um prazo de sete dias.

O secretário de Governo, George Tasso, e o presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, receberam, nesta segunda-feira (18), uma comissão de representantes dos agentes, que estiveram na sede do Governo do Estado, no bairro Compensa. Tasso esclareceu que a exoneração dos trabalhadores não está em discussão na FVS e que o Estado aguarda um posicionamento legal para verificar a legitimidade de certificar os trabalhadores, habilitando-os para uma possível efetivação no cargo.

Com a legislação federal, que regulamenta o trabalho dos agentes de saúde e de combate a endemias em todo o país, os profissionais que exerciam a função até a data da publicação da lei têm direito a permanecer no cargo, dispensados de concurso público, desde que comprovem o ingresso na função por meio de processo seletivo. No Amazonas, a medida atingiu 287 agentes de combate à endemia, dos quais 242 ainda não conseguiram a comprovação. "Sem isso, não há como certificar tais profissionais para efetivação no cargo. Vamos aguardar a posição da PGE sobre essa situação para decidir o que fazer amparados legalmente", frisou Tasso.



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)