Governo do Amazonas promove debate sobre no Alto Solimões sobre gestão de recursos hídricos na tríplice fronteira



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), realizará o workshop "Gestão de Recursos Hídricos na Tríplice Fronteira – Patrimônio Hídrico e Integração Regional" nos dias 26 (terça-feira) e 27 (quarta-feira) de junho, em Tabatinga (a 1.105 km de Manaus), na região do Alto Solimões.





O evento vai reunir representantes dos consulados do Peru e Colômbia, prefeitos dos municípios da região, incluindo os administradores de Letícia, na Colômbia, e Santa Rosa, no Peru, que fazem fronteira com o Brasil.



Participarão também os dirigentes da ANA – órgão do governo brasileiro responsável pela gestão dos recursos hídricos –, da Comissão de Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa do Estado, do Projeto de Desenvolvimento Regional para o Zona Franca Verde (Proderam), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e das universidades públicas do Estado e federal (UEA, IFAM e Ufam), além de lideranças de trabalhadores e patronais ligadas aos setores de transporte e pesca.



De acordo com o secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos, Daniel Nava, o workshop terá três linhas temáticas relacionadas as gestão dos recursos hídricos, dividas em painéis. A primeira vai abordar a qualidade da água no limite transfronteiriço, conservação, proteção e uso econômico, contaminação por esgotos sanitários, lixões e aterros sanitários e o impacto dos projetos de hidroeletricidade.



Recursos pesqueiros – O segundo tema em discussão vai tratar sobre pesca, abordando a questão da informalidade da atividade, do contrabando de pescado e a gestão dos recursos pesqueiros na tríplice fronteira. No painel serão abordados os vários aspectos do transporte na região do Alto Solimões, que, basicamente, é fluvial e a integração estrutural e econômica do município de Tabatinga no eixo multimodal Manaus–Manta (Equador).



Daniel Nava destaca que, a partir desta ação na tríplice fronteira, o Governo do Estado instala de forma pioneira a integração dos países e regiões a partir do seu patrimônio natural, tendo como eixo central – a água. O secretário explica que a  discussão da qualidade da água criará oportunidades para fomentarmos parcerias aos e entre os municípios locais quanto a melhoria das condições de saneamento, tendo em vista a dificuldade de abastecimento publico de água naquela região, a partir da alternativa de águas subterrâneas, pelas características das rochas na região muito ferruginosas.



"A melhoria da qualidade do saneamento implica na redução dos custos em saúde publica, tendo em vista que a cada um real investido, economiza-se 4 reais  (relação inferida pela OMS da ONU)", destaca Daniel Nava.



Segundo o secretário, a posição estratégica de Tabatinga e demais municípios do Alto Solimões credencia a região como polo integrador de políticas publicas para incentivo ao comercio exterior, integrados pelos rios que formam a tríplice fronteira, notadamente na área da piscicultura, turismo e recursos minerais (gemas, cerâmica, prata).



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato