Em quatro meses de operação, Ronda no Bairro registra queda de 26% nos índices de criminalidade


Ao completar o quarto mês de funcionamento na zona norte de Manaus, o programa do Governo do Estado 'Ronda no Bairro' registra uma redução de 26%, em média, da criminalidade nesta que é uma das zonas mais populosas da capital amazonense.




O balanço de fevereiro até a metade de junho foi apresentado nesta segunda-feira, 25, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), durante cerimonia de homenagem aos policiais civis e militares do programa cujo desempenho foi reconhecido com a entrega de brinde e certificados. Ao todo, 64 policiais foram homenageados. Os dados da SSP-AM destacam também aumento médio de 23% da produtividade da polícia nos dez bairros que compõe a zona norte.

O secretário executivo do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, explicou que a redução progressiva da violência é medida desde o dia 16 de fevereiro até o último dia 16 deste mês, tendo como base o mesmo período do ano passado, quando ainda não havia sido implantado o programa na zona norte.

"Após a atuação do Ronda no Bairro, as ocorrências de homicídio caíram de 77 para 57 este ano. Roubo e furto tiveram queda de 4% e 27%, respectivamente, enquanto tentativa de homicídio reduziu 48%", informou Amadeu, ao acrescentar que, apresentando esses dados ao efetivo que integra o programa a tendência é que eles fiquem cada vez mais entusiasmados.
"Desde que começamos a contar a produtividade dos policiais envolvidos no programa, foi registrado um crescimento progressivo na repressão ao tráfico de drogas, com 45% a mais de flagrantes. Além do crescimento de 43% na apreensão de arma de fogo; 6% para flagrantes; 35% a mais de Termos Circunstanciais de Ocorrências (TCO), veículos recuperados e atos infracionais com 3% e 6% respectivamente", informou Soares.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, as estatísticas confirmam o que a população da zona norte tem expressado nas pesquisas de satisfação que avaliam o trabalho das polícias Civil e Militar na execução do Ronda no Bairro, que chega a 90% de aprovação. "Essa é a recompensa que o governador Omar Aziz almejava quando criou o programa. A confiança do cidadão no policial que está ali para lhe servir e jamais se curvar ao criminoso. E pode esperar que ainda vamos ter dias melhores pela frente", disse Vital.

Junho - No mês de junho, até o dia 23, a tendência de queda na criminalidade se manteve na zona norte. No geral, a redução de todas as ocorrências ficou em cerca de 11%, tendo como maior redução os casos de estupro (50%) e tentativa de homicídio (39%).

Durante a solenidade que homenageou os destaques do Ronda no Bairro, a Secretaria de Segurança Pública entregou 13 novos veículos que darão suporte logístico para a Delegacia da Mulher, Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP) e o programa "Formando Cidadãos". Os veículos, entre eles, 11 Kombis e duas vans são frutos de um convênio na ordem de R$ 954 mil entre os Governos do Amazonas e Federal.   

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato