Em Plenário, Braga destaca pioneirismo do Amazonas nos resultados da Rio+20


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB), afirmou nesta segunda-feira (25), em discurso no plenário da Casa, que há mais de 10 anos, o Amazonas investe em soluções para superar o desafio de erradicar a pobreza e preservar os recursos naturais. Braga ressaltou que essa questão foi uma das principais indagações discutidas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorreu na última semana na cidade do Rio de Janeiro.



O senador destacou a importância da Zona Franca de Manaus, programa Bolsa Floresta e dos investimentos feitos pelo governo estadual – em especial nos últimos 10 anos - em arranjos produtivos locais de borracha, cacau, castanha, pirarucu, juta, malva, madeira e turismo de base comunitária, na preservação de 98% das riquezas florestas do estado.

"O importante de tudo isso é o conceito de que a floresta é uma fonte permanente e crescente de renda. Conceito que, pela primeira vez, é posto em destaque numa cúpula mundial destinada a discutir a erradicação da pobreza através do desenvolvimento sustentável", disse.

Como exemplos, Braga citou a utilização da borracha na produção de pneus para bicicletas e motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus, a utilização do pirarucu na produção do chamado "bacalhau da Amazônia", servido aos chefes de Estado presentes na Rio+20, e o uso da juta e malva para fabricação de embalagens, em substituição às sacolas plásticas.

Ele ressaltou a necessidade de governos e o setor privado investirem mais na chamada economia verde, investindo em arranjos produtivos de matérias-primas retiradas da floresta de forma ecologicamente correta.

"Falta-nos potencializar essas oportunidades para que elas sejam desenvolvidas mediante um compromisso de cumplicidade, combinações inteligentes que envolvam incentivos fiscais, financeiros e tecnológicos e uma competente gestão de políticas públicas e do setor privado. É isso o que nós chamamos de economia verde", explicou.

Resultados

O líder do Governo disse também que dois resultados da Rio+20 devem ser destacados. O primeiro foi o documento oficial "O Futuro que Queremos", que firma os compromissos assumidos pelos chefes de estado presentes de promoveram a migração do atual modelo de desenvolvimento para uma economia verde. O segundo foi a tomada de consciência, por empresas e instituições que participaram do evento, sobre a necessidade de se produzir de forma sustentável.

"Quero destacar a decisão anunciada pela Coca-Cola de reduzir substancialmente o consumo de água na produção de seus refrigerantes e da Renault em investir fortemente na oferta de carros elétricos ao mercado, tudo a partir de agora, sem perda de tempo", afirmou.
No discurso, Eduardo Braga elogiou ainda a presidenta Dilma Rousseff, pela liderança e condução do evento.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato