APESAR DE TUDO, COARI TERÁ PRINCIPAIS PERSONAGENS NA CORRIDA ELEITORAL

Em Destaque
Por -
33




Vou começar este post, alertando que talvez ele não agrade a todos. É difícil conciliar os diversos interesses principalmente quando as pessoas fazem as coisas de uma maneira tão apaixonada, como o povo de Coari faz política. Não sei em outras comarcas, mas em Coari política tem o peso da paixão mais do que o peso da razão, por isto as vezes determinados assuntos não são bem analisados de forma isenta, sem causar algum tipo de insatisfação, mas como diz uma letra de uma música da Banda Teatro Mágico "Quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto."


PRA QUEM PENSA QUE TUDO FICOU MUITO FÁCIL 

Mesmo com todos os entraves legais, Coari terá os personagens centrais envolvidos na campanha. Sim, Adail e Mitouso concorrerão ao pleito, apesar dos aparentes impedimentos. 

Já explico. 



Todo o cidadão tem direito de pedir o registro de candidatura. Dos que vão concorrer as eleições em Coari, tanto Arnaldo Mitouso quanto Adail Pinheiro têm evidentes impedimentos legais, mas estes impedimentos não são obstáculos suficientes para para que eles não peçam o registro de suas candidaturas. Da mesma forma o judiciário se provocado pode impugnar o registro de candidatura de qualquer pessoa caso se enquadrem nos obstáculos legais. Mesmo assim, os candidatos tendo o pedido de candidaturas impugnados podem recorrer às mais altas instâncias legais para provar que podem concorrer e evidentemente ganham muito tempo com isto, tempo suficiente para desenvolver toda uma campanha eleitoral.

SUB JUDICE

Os candidatos impugnados que tiverem os registros de candidatura negados pela justiça eleitoral se mantém na disputa até que seja julgado o último recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A garantia de que o candidato pode concorrer às eleições mesmo sub judice está na Lei 12.034, que alterou o Código Eleitoral, conhecida como “mini-reforma”. Esta lei incluiu o Artido 16-A na Lei 9.504/97, Lei Eleitoral. Com a mudança na legislação, “o candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”.

SUBSTITUIÇÃO

A campanha sub judice pode ir até as vésperas da eleição.

O motivo é simples. É facultado ao partido ou coligação substituir candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.

Não há limite de tempo na Lei 9504/97, para substituir candidato majoritário.A substituição pode ocorrer até as vésperas da eleição. 

O substituto será escolhido da forma estabelecida no regimento interno do Partido. O substituto poderá pertencer a qualquer um dos partidos que integram a referida aliança eleitoral, mas atenção, isto vale apenas para os casos em que o partido ao qual pertence o candidato substituído renuncia ao seu direito de preferência.

LISTA DO TCU

O advogado Felipe Cortez explicou que no caso dos prefeitos e ex-prefeitos presentes na lista do Tribunal de Contas da União gerará uma discussão jurídica. Já quando os processos são referentes a outros gestores, a decisão do TCU é condenatória. 

Cortez observou que no último dia 8, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello concedeu reclamação em uma liminar feita por prefeitos do Ceará que estariam inelegíveis por figurarem em condenação do TCU. “O ministro entende que quando se trata de prefeito o TCU emite parecer, mas quem pode condenar é a Câmara”, observou o advogado. No entanto, quando se trata de outros gestores, como secretários de gestão, não há discussão jurídica. “O Tribunal (TCU) condena mesmo, a discussão jurídica é no caso dos prefeitos”, completou Felipe Cortez.

EM COARI GRUPOS POLÍTICOS TORNAM-SE TÃO FORTES QUANTO OS PRÓPRIOS POLÍTICOS

A questão central da política em Coari é o confronto de grupos políticos, baseado em lideranças carismáticas. 

Mais que nomes o que se observa é a busca da manutenção dos referidos grupos no poder. Os líderes são importantes ao certo, mas com a campanha em andamento, os grupos farão o máximo para alcançar a vitória independente se ouve uma substituição às vésperas do pleito ou não. A motivação de todos os envolvidos será ir até o fim. 

Portanto, para quem pensa que a eleição em Coari está definida antes de começar, é bom se preparar para uma batalha hercúlea, pois os principais nomes da política coariense vão está envolvidas até o final no processo eleitoral, a não ser que um fato extraordinário aconteça.

Postar um comentário

33Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Eu venho acompanhando seu blog desde o início e suas postagens ecoavam a imparcialidade. De uns tempo para cá sua postura tem mudando, começo a perceber seu amadurecimento coerente com a sua formação acadêmica.Parabèns... Como diz o adágio popular errando é que se aprende. Daniel desculpe minha sinceridade. Sucessos para você

    ResponderExcluir
  2. Agamenon Silva20/06/2012, 06:38

    Daniel esse post é esclarecedor,visto que cai por terra toda especulação em torno da candidatura de Adai,caro blogueiro se as condenações no TCU já há jurisprudência é obvio que Adail registrará sua candidatura,também é obvio que vc não está afirmando isso,mas é bom ficar atento ao que o advogado falou,são explicativas sua palavras se o decano Ministro Celso de Mello entendeu que as condenações no TCU ficam a cargo dos vereadores,também é claro e evidente que isso gerará várias discussões,mas é bem claro que Afdail sim será candidato,e quem estava contando com isso para ele ser impedido é claro com uma verdadeira paúra de ele concorrer é melhor correr atrás,porque o homem vem forte.

    Seu post colaborar imensamente com os seus leitores,porque aqui passam simpatizantes de todas três forças da política coariense,agora e partir para as convenções e consequentemente o registro de candidatura que deverá ocorrer até o dia 7 de julho,mas o mais engraçado é que os adversários de Adail torciam, como torciam para que ele ficasse de fora do certame,mas isso não será possível,penso que quem vai para uma campanha tem que fazer a sua parte como pré –candidato ,e não ter medo de adversário,pois é isso que os adversários de Adail tem,se assim não o fosse não ficavam com essa lenga lenga “ele não será candidato”agora é só esperar a campanha e no final ver quem será o campeão.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkk o mitouso se preucupa sim com o adail meu caro!!! até por que o adail é candidato sim, e esse incompetente morre de medo de Adail, porque adail tem a população pobre, que ele sempre valorizou, ajudando quando precisava, enquanto esse incompetente não dava nem 10 reais para o pobre combrar remédio, e agora que é ano politico o incompetente está pagando lider de comunidade, dando rancho e etc, mas o povo não é burro, vão fazer justiça dia 07/10/2012 nas urnas, ele não perde por esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a população pobre, quem ele sempre escravizou com discursos bonitos e cheios de parafrases. Mas, ajudar que é bom, como ele mesmo diz: "Só balela"!
      Com todo respeito, vc é um tremendo ignorante, pois mais ignorante que não saber, é saber e fingir que não sabe, que não viu, que não presenciou!

      Excluir
  4. é adail será candidato mais guem garante que ele vai assumir como prefeito se a ter 0s homens de confiança dele já estão como outros candidatos.

    ResponderExcluir
  5. Jesaias Rocha20/06/2012, 10:41

    Amigo Daniel, vc sabe que no final das contas Adail Pinheiro não é candidato ou melhor, mesmo se ganhasse, não assumiria...

    ResponderExcluir
  6. acho que essa estrategia de dizer de o adail nao e candidato nao vai funcionar porquer o adail nao e prof.vicente e nem o rodrigo que se trancava dentro de casa em plena eleicao??? vamos ver quem esta mentindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade pensam que defamando o Adail vão ganhar eleição... Adail é o cara, sempre vai ser, nunca ninguem vai conseguir mudar isso ate pq esses que se metem na politica não passam de amadores.! Adail é meu patrão!

      Excluir
    2. será que ninguém mesmo pode mudar meu como tem gente que não sab o que fala

      Excluir
  7. Adail é canditado, vcai ganhar com a vontade de Deus e do povo esse Magalães ai agora que to vendo ele pq antes nem,sabia quem era ele.. ^^ Adail Pinheiro o melhor prefeito que coari ja teve, claro depois do meu avô Roberval .

    Vai com tudo adail essa se Deus quizer é tua e vc vai voltar a governa e muito bem essa cidade que agora se encontra na miseria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MISÉRIA P/VC NETO DE CURRUPTO!!!!O ADAIL TINHA MAS QUE FAZER MESMO PQ O POLITICO QUANDO É ELEITO TEM QUE FAZER O POSSIVEL PELO POVO. E TRABALHAR ATÉ O ULTIMO DIA DE SEU MANDADO.QUE SABER DE UMA COISA NÂO TEM NADA DESIDIDO MAS QUE VAI TER SURPRESA VAI...SÓ ACHO QUE QUEM STÁ COM A MÁQUINA TEM GRANDE CHANCE DE GANHAR.

      Excluir
  8. Os homens que se diziam de confiança dele sairam porque eram todos incompetentes,e pessoas incompetentes, não é bem vindo no grupo politico de adail.Nessa eleição que o arnaldo ganhou o adail estava preso, por isso o professor vicente não ganhou, porque o tal de rodrigo ficou dormindo o dia inteiro da eleição, não se preocupou com nada, ficou até com todo o dinheiro que veio para pagar os fiscais. Mas se Deus quiser Adail não vai está preso nessa eleição,e mesmo que não seja ele o candidato, ele pode apontar um cachorro a eleição vai ser dele, porque a população não aguenta mais sofrer com essa atual administração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, porque será que esse "coitadinho" estava preso hein:????kkkkkk
      Seu estúpido, tenha uma minúscula parcela de raciocínio.....

      Excluir
    2. é melhor votar pra quem pouco faz do que pra quem nada faz e ainda por cima caga toda a cidade.

      Excluir
  9. Vejam a relação dos impedidos (fichas suja) que o TCU mostra. Entre eles o nome de Adail aparece duas vezes, ou seja, com duas condenações. É muita condenação, sendo assim, acho que não vai dar. Além disso, a estratégia é a seguinte: o Adail vai sustentar que é candidato, faz toda a campanha carregando um dos seus aliados debaixo do braço e, na hora H, na véspera da eleição, poe outro no lugar dele... Tá pensando que o povo é bobo. Eu não sou bobo, e voce?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc!!!!agora tem aquela situaçâo,se os seus simpatisantes ver que sta dando erredo. e pelo jeito já stá errado, muito vâo pular do barco entes que seja tarde de mas.sinceramente até o momento nâo consigo fazer comparaçâes entre adail e arnaldo. pelo tempo que estiveram enfrente da prefeitura.Adail 8anos, Arnaldo 2anos e 3 meses só acho que sâo muitas difensas as maneiras de governar (O ADAIL UM PREFEITO AUTORITÁRIO.JÁ O ARNALDO UM PREFEITO PACATO QUE CHEGA A ATRAPALHAR SUA AUTORIDADE)AGORA QUE O POVO TIVERAM MAS LIBERDADE COM O ARNALDO TIVERAM!!!!!!!!!

      Excluir
  10. E NO CASO DESSE SENHOR ELE ESTÁ DUPLAMENTE INELEGIVES....

    ResponderExcluir
  11. Olha hoje saiu no jornal a critica que adail não vai sai Candidato a prefeito por que ele ta na ficha suja Mas O nome do prefeito Arnaldo mitouso não saiu em em tão meus amigos eu já falei que prefeito e mitouso de novo. Espera para vê. Boa noiti meu amigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite
      td que ja foi falado aqui nesses comentarios tem uma certa verdade,mas dizer k o arnaldo será outra vez prefeito,é a pior,e uma das mais infames palavras,a não ser k vc esteja mamando na teta do municipio,dos remunerados publicos para falar tal maldição.
      Seja sincero e fale para o seu prefeito a verdade k a administração dele foi e é uma das piores

      Excluir
  12. quem sao os 10 homens de confiança de Adail?

    ResponderExcluir
  13. Escrevam isso na tàbua de Moises, se o Adail apontar um cachorro, com o prestigio que ele tem com o povo de Coari, o cachorro tá eleito. O homeme è forte....

    ResponderExcluir
  14. Estamos só esperando o dia para começar,conte conosco ADAIL PINHEIRO!
    Com açúcar e com Afeto,venceremos mais essa batalha!
    Você já mostrou que sabe trabalhar!Não vamos arriscar!Você o povo já conhece!
    VOCÊ TEM TRABALHO NESSE MUNICÍPIO,JUNTOS VENCEREMOS!

    ResponderExcluir
  15. Se não for ADAIL PINHEIRO,eu voto em quem ele indicar.EU MINHA FAMÍLIA E MEUS AMIGOS.XONTE CONOSCO AMIGO!

    ResponderExcluir
  16. O ADAIL PINHEIRO JÁ PROVOU COM MUITO TRABALHO QUE É O MELHOR!
    NESSE O POVO DE COARI CONFIA! CASO OS INVEJOSOS COM TODAS ESSAS ARMAÇÕES QUE ESTÃO TENTANDO PLANTAR,CONSIGAM IMPEDIR QUE VC SEJA O NOSSO CANDIDATO.VAMOS CONTINUAR COM QUEM VC INDICAR.
    OS INVEJOSOS ALÉM DE BURROS SÃO INCOMPETENTES.NÃO QUEREMOS PAGAR PRA SOFRER DEPOIS!
    ESTAREMOS JUNTOS!COM VC OU NÃO!

    ResponderExcluir
  17. Armandinho do Pera.21/06/2012, 10:13

    Daniel para melhorar o texto, vejo que vc melhorou os temas, inclusive os da política local. Vejo também o equilibrio.

    Arnaldo, pau neles!

    ResponderExcluir
  18. KKKKKKKKKK ADAIL KKKKKKKKKK PIADA PIADA PIADA KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  19. O Adail Pinheiro não precisa de homem de confiança.Ele ja tem o povo!Nesses sim o Adail Pinheiro Confia!
    O resto é um dúzia de Invejosos e Incompetentes que toda Coari já conhece. Venha meu amigo!O teu Povão te espera!

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkkkkkkk vcs sao mesmo doente por este homemmm.me polpe nunca mais voltara p governar.....nem ak nem na china,nao ganha nem p presidente de bairro vcs vao v......aguardem...

    ResponderExcluir
  21. Eita POVO BURRO esse de COARI.Adail Pinheiro NUNCA mais vai ser prefeito nem qualquer cargo politico que tente ser." ESSE FOI O PREFEITO DE 2 GESTÕES SÓ " É uma pena fez muita TRAQUINAGEM,e não contava com a LEI DA FICHA LIMPA.Agora que ele vai ser candidato ,pode até ser mais NÃO ASSUME a prefeitura,caso venha a ganhar.Os outros candidatos devem estarem felizes,porque sabem que mesmo que fiquem em 2 lugar,PEGARÃO DE MÃO BEIJADA A POLTRONA DO PALÁCIO 2 DE AGOSTO.O povo de COARI devia ver que continuam sendo enganados pelo Adail,infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Bom, falam da lista do TCU, que pode sim implicar na inegebilidade, dependendo do que ela apresentar...mas tb estão se esquecendo que a Vorax foi ressuscitada e Adail inclusive nao apareceu para depor, mesmo tendo seu recurso de adiamento negado pelo Juiz Federal. Isso ainda vai feder...e muito...

    ResponderExcluir
  23. Se o arnaldo ou adail ganharem é porque esse povo de coari não tem vergonha e gosta mesmo de sofrer!

    ResponderExcluir
  24. E MELHOR MITOUSO DO QUE AQUELAS DUAS KATITAS NA PREFEITURA DE COARI HENRIQUE E ADAIL ONDE JA SE VIL ISSO DOIS LADROES QUE ESTAO COM MUITA SEDE NOS COFRES PUBLICOS...MEU POVO DE COARI PENSEM BEM ANTES DE VOTAR MITOUSO E DA TERRA..

    ResponderExcluir
  25. ,Gente para quer tah brigando por políticos,nenhum merece!!
    Queremos sim que nossos candidatos sejam eleitos,mas... vamos dxar pra dar o grito no dia 07 !!
    Na verdade nem sabemos quem pode e quem não pode concorrer,são tantos boatos!!
    So espero que vcs pensem bein antes de tomar uma decisão,não joguem seus votos fora,são 4anos ..Pensem na realidade que estamos vivendo ,pensem em tudo que ja passamos!!Votem Limpo,votem consciente :)

    ResponderExcluir
Postar um comentário