Amazonas leva pesquisas em energia sustentável à Rio +20

Em Destaque
Por -
0
     
Pesquisas voltadas para a energia sustentável são destaque da capa da 24ª edição da revista Amazonas Faz Ciência, lançada nesta quarta-feira (13/06) no estande da Amazônia brasileira, instalado na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio +20, que está sendo realizada no Rio de Janeiro/RJ de 13 a 22 de junho.
Em razão do evento de impacto internacional, a revista, que é uma publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), foi produzida em duas versões (português e inglês), para ser entregue aos representantes dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que debaterão sobre ações e questões voltadas à sustentabilidade do planeta. A publicação traz para os leitores uma diversidade de pesquisas com temática ambiental desenvolvidas no Estado, com o financiamento do Governo do Amazonas, via Fapeam.


De acordo com a diretora-presidente da Fapeam, Maria Olívia Simão, essa é uma iniciativa que possibilita a ampla divulgação das pesquisas e dos investimentos na área ambiental no Estado. "O Governo do Amazonas tem uma política muito forte associando o desenvolvimento à sustentabilidade. Na questão da sustentabilidade, enfrentar esse paradigma significa que Ciência, Tecnologia e Inovação são ferramentas fundamentais", frisou.


Segundo Maria Olívia, o modelo tradicional de desenvolvimento tem danos ambientais que o Amazonas não quer para o Estado. "Somos um Estado com mais de 98% de sua floresta conservada, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e queremos nos desenvolver, sim, e buscar gerar riquezas à nossa população de forma sustentável", declarou.

Nesse processo, a inovação, a ciência, o conhecimento dos recursos naturais e o desenvolvimento de novas tecnologias para gerar emprego e renda são fundamentais. "Por meio da revista, a ideia é mostrar para o País e para o mundo o que estamos fazendo no Estado do Amazonas. É um Estado compromissado com inúmeras políticas voltadas às questões ambientais", explicou Maria Olívia.
Visita da ministra ao estande - Na ocasião do lançamento da 24ª edição da revista, a ministra de Meio Ambiente, Isabella Teixeira, esteve presente no estande do Amazonas e parabenizou o Estado por essa iniciativa de difundir pesquisas científicas na área ambiental.
O diretor-presidente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, que esteve no lançamento da revista, disse que a publicação reforça a diretriz de fazer com que a ciência e a tecnologia sejam voltadas para o homem da floresta, que vive essa realidade e faz uso da biodiversidade amazônica e dos recursos naturais.


Viana destacou o caráter bilíngue da revista como um ponto bastante positivo por conta do evento que é internacional. "Por ser bilíngue, abre janelas de oportunidades para cooperação internacional, com a participação de mais de 190 países e pessoas de todo o mundo", afirmou.


Matéria de Capa - Com o título 'A luz que vem da floresta', a matéria de capa, de autoria do jornalista Luís Mansuêto, apresenta um panorama geral sobre pesquisas que investigam soluções para a produção de energia elétrica a partir dos resíduos florestais e de plantas oleaginosas da Amazônia. Para o pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José de Castro Correia, a energia elétrica significa inclusão social, aumento de renda, acesso a escolas e médicos, bem como a participação na cadeia produtiva.


Na matéria, os entrevistados de vários institutos de pesquisa do Estado foram unânimes em afirmar que não há uma única saída para solucionar o problema da falta de energia em comunidades isoladas.


Um dos projetos abordados na matéria de capa é desenvolvido pela doutora em Química e pesquisadora da Ufam, Ivoneide Barros, que coordena o projeto 'Estudo de Aproveitamento do Resíduo da Gordura de Cupuaçu para Produção de Biodiesel', que conta com recursos da Fapeam e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Segundo a pesquisadora, a opção pela gordura de cupuaçu se deve porque os óleos oriundos das plantas da Amazônia são competitivos nos mercados alimentícios e cosméticos, encarecendo o preço final do biodiesel.


A edição apresenta também uma entrevista feita com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, na qual ele explica que a biodiversidade amazônica é o caminho para um desenvolvimento sustentável. Ele também aborda que o seu grande desafio frente ao ministério é fazer com que todo o conhecimento gerado nas instituições de ensino e pesquisa seja levado à sociedade para promover a inovação.
Suplemento Infantil - A revista Amazonas Faz Ciência vem acompanhada do suplemento Amazonas Faz Ciência Criança, o qual nesta edição aborda a temática da energia solar e pesquisas relacionadas a essa alternativa energética. Com a ampliação do número de páginas, o suplemento foi produzido com mais atividades lúdicas e educativas para o público-leitor: crianças de 5 a 10 anos.
A revista é distribuída gratuitamente aos órgãos públicos, escolas, autoridades e formadores de opinião. A publicação também está disponível na versão digital no site da FAPEAM, na aba de publicações.

CRÉDITO DA FOTO: SEBASTIÃO ALVES/FAPEAM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)