Ipem-AM aprova quatro marcas de ovos de chocolate na Operação Páscoa


O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) divulgou nesta terça-feira, 27 de março, o balanço parcial da 'Operação Páscoa', cujo intuito é conferir se o peso dos ovos de chocolate, vendidos nos estabelecimentos comerciais do Estado, está de acordo com a informação contida na embalagem. As quatro marcas testadas foram aprovadas pelo órgão do Governo do Amazonas.

Foram verificadas até agora ovos das marcas Lacta, Nestlé, Arcor e Garoto. Segundo o presidente do Ipem-AM, Márcio Brito, a operação, iniciada em 12 de março, continua até a próxima sexta-feira, 30, quando deverá ser divulgado o balanço referente a dez marcas de ovos de chocolate.

Além da pesagem, a 'Operação Páscoa' verifica também a conformidade com os padrões de qualidade dos brindes colocados dentro dos ovos. Segundo Márcio Brito, o peso desses brindes deve ser descontado da pesagem total do chocolate. No caso dos brindes infantis, além da questão do peso, o Ipem-AM exige o selo obrigatório do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"O brinquedo é um produto certificado pelo Inmetro e só pode ser comercializado se tiver a marca de certificação que garante que o objeto passou por todos os ensaios de qualidade e não representa risco em potencial à criança", acrescentou o presidente do Ipem-AM, reforçando que o descumprimento desses critérios pelas empresas pode acarretar em multa que varia de R$ 400 a R$ 200 mil.

A operação recolheu 800 ovos de chocolate para análise. Até sexta-feira próxima, a inspeção verificará marcas nacionais como a Kinder, Ferrero Rocher, Carrefour e Pietrobon, e as regionais Oiram Chocolates e Bombons Finos.

Dicas – Segundo o presidente do Ipem-AM, existem alguns procedimentos que o consumidor pode adotar para evitar ser lesado na compra do ovo de chocolate. "Se o consumidor tiver dúvida do produto que está comprando ele pode pesá-lo lá mesmo, na hora. Um ovo de páscoa que, por exemplo, na embalagem informa 150g, quando pesado, tem de mostrar uma pesagem maior, uma vez que tem a embalagem e, em muitos casos, o brinde".

Nos casos de ovos infantis com brindes, na própria embalagem deve vir informações como a faixa etária do brinquedo e o selo do Inmetro.

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato