Governo do Amazonas inicia a Semana Estadual do Consumidor

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas realizou, na manhã desta sexta-feira, 9 de março, a abertura da Semana Estadual do Consumidor. Sob a orientação do governador Omar Aziz, o evento visa intensificar as atividades de esclarecimento aos cidadãos e, principalmente, aos jovens nas escolas estaduais para que saibam desde cedo os seus direitos e deveres como consumidores.




O evento foi realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga (avenida Brasil, s/nº, Compensa, zona oeste) e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social, Nejmi Jomaa Aziz, além de autoridades e órgãos ligados à defesa do consumidor, gestores de unidades de ensino de tempo integral, alunos e professores.



De acordo com Nejmi Aziz, é importante que os consumidores estejam sempre atentos na hora de fazer a aquisição e o consumo de dos produtos, principalmente com relação ao peso e a medida. "É fundamental levar a educação voltada para o consumo consciente aos alunos da rede pública de ensino para que eles sejam nossos multiplicadores junto aos pais, levando às famílias as informações dos direitos e deveres do consumidor. E o Governo do Amazonas está cumprindo com este papel de orientar e alertar os alunos consumidores para ficarem atentos aos produtos que utilizam", destacou.



A Semana conta com o suporte técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e conta com o apoio do Departamento do Programa Estadual de Proteção, Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-AM),que integra a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), e diversos órgãos ligados a defesa do consumidor.



Palestras em escolas – A programação da Semana do Consumidor inclui palestras educativas nas escolas e panfletagens nas principais vias da cidade. Todas as ações visam orientar o consumidor amazonense quanto aos seus direitos, promovendo, assim, o conhecimento devido para que se evitem possíveis prejuízos nas relações de consumo.

 

De acordo com o presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o órgão realiza um trabalho preventivo junto à sociedade. "Somados com as palestras realizadas nas escolas pretendemos disseminar a cultura dos direitos e deveres para que os alunos possam exercer seu papel de cidadania repassando os conhecimentos no seu meio familiar e social", disse.



Cidadania – O secretário executivo da Sejus, Edmundo Mariano, frisou que a ideia de comemorar a Semana do Consumidor dentro das escolas é importante para o desenvolvimento da cidadania. "A partir do conhecimento gerado neste espaço, contamos com a colaboração de cada um desses jovens, a fim de influenciar no desenvolvimento da nossa sociedade, gerando uma relação sadia entre empresas e consumidores".

O diretor do Procon-AM, Guilherme Frederico Gomes, informou que a intenção de levar o assunto para as escolas é gerar, desde já, o interesse nas crianças e adolescentes pelo consumo consciente. "Esperamos que eles saibam cumprir seus deveres e buscar seus direitos da forma correta, sempre que necessário", salientou.

Dia Mundial do Consumidor – A data é comemorada no dia 15 de março, numa alusão ao ex-presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, que fez uma declaração ao Congresso americano, no dia 15 de março de 1962, reconhecendo os direitos dos consumidores. A declaração tornou-se modelo para todos os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU).



Programação



Dia 12 (segunda-feira), das 9h às 10h, no Instituto de Educação do Amazonas (IEA – rua Ramos Ferreira, nº 875, Centro, zona sul).

Palestra: "O Código de Defesa do Consumidor".

Palestrante: Guilherme Frederico (Diretor do Procon-Amazonas).



Dia 13 (terça-feira), das 15h às 16h, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco (travessa Anderson de Menezes, s/nº São Jorge, zona oeste).

Palestra: "O Consumidor e a Cidadania".

Palestrante: Dra. Sheyla Andrade (Promotora de Justiça da 81ª Promotoria de Defesa dos Direitos do Consumidor do Ministério Público Estadual).



Dia 14 (quarta-feira), das 9h às 10h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) – Marcantonio Vilaça II (avenida Max Teixeira, s/nº, Cidade Nova, zona norte).

Palestra: "Vícios do Produto e do Serviço".

Palestrante: Christiano Pinheiro da Costa (Defensor Público Estadual especializado em Direito do Consumidor).



Dia 15 (quinta-feira), das 8h às 9h, nos terminais de ônibus e cruzamento de ruas.

Panfletagem nos terminais T5 (São José) e T3 (Cidade Nova) e nos cruzamentos da avenida Djalma Batista com rua Pará (ao lado do posto 700); e avenidas Eduardo Ribeiro com Sete de Setembro.







Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)