Governo do Amazonas inicia operações para combater crimes na fronteira

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), começa a enviar, neste sábado (3), viaturas e equipamentos que serão empregados na operação Fronteira Segura, que será realizada inicialmente nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte e que alcançará
outras 27 cidades da região de fronteira do Estado. A operação foi anunciada na manhã desta sexta-feira (2), durante a apresentação do plano definido para a Estratégia Estadual de Segurança Pública Integrada para a Região de Fronteira e Divisas do Amazonas (Esfron).

Após o envio de viaturas e equipamentos, seguirá para os municípios o efetivo de policiais militares, civis e bombeiros que vão atuar na operação Fronteira Segura, uma das ações definidas na Esfron.  

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a Esfron vai ampliar as ações de combate aos crimes ambientais, descaminho, exploração sexual infantil, tráfico de pessoas, trabalho escravo, tráfico de drogas e armas, roubo de carga, veículos e combustível e biopirataria. A partir da instalação da Esfron, os municípios de fronteiras e divisas passam a contar com núcleos de inteligência, de polícia técnico-científica, Gabinete de Gestão Integrada (GGI) municipal, Câmara Temática da Esfron e núcleo comunitário de resistência às drogas.

"Nós estaremos prevenindo e inibindo as ações delituosas e, sempre que possível, vamos reprimir qualitativamente as ações delituosas praticadas seja pelo desvio de fauna e flora, contrabando de armas, enfim, por todas as ações criminosas. Além disso, estará se criando também uma assistência social para aqueles irmãos que atuam na área de fronteira e que por ventura necessitem desse nosso atendimento", disse.

De acordo com o coordenador da Esfron, coronel PM Dan Câmara, o investimento para essa primeira fase é de R$ 3,5 milhões e as ações vão chegar a pelo menos 30  municípios, sendo nove considerados de fronteira e 21 na faixa de fronteira. "Os primeiros a ser beneficiados, por suas características bem particulares, são Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, onde serão instalados centros integrados", disse.

Dan Câmara afirmou que um efetivo de policiais militares e civis vai ser destacado de Manaus para se juntar ao já existente em cada um dos municípios, formando a tropa que atuará na operação Fronteira Segura. "Nossa inteligência já levantou todos os detalhes necessários para a realização de uma operação importante para o combate à entrada de drogas, armas e contrabandos diversos no Estado", afirmou o coordenador. O coronel explicou que não revela a quantidade de efetivo por questão estratégica.

"A partir de agora, a presença da polícia do Amazonas na região será fortemente reforçada e ficará permanentemente em toda a extensão das nossas fronteiras. Estamos atuando em parceria com o Governo Federal e atacando um problema de segurança que origina muitos outros no Estado", disse o secretário de Segurança Pública.

Vital explicou ainda que a operação vai adotar a conduta de pacificação de território nos 11 mil quilômetros de fronteira do Amazonas com países como Colômbia e Peru, maiores produtores mundiais de drogas, e nos espaços deixados por outras operações, como a Sentinela, da Polícia Federal, e Ágata, do Ministério da Defesa.

Todos os órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública do Amazonas vão participar das operações da Esfron, como o Centro Integrado de Operações (Ciops), Instituto Integrado de Ensino (Iesp), Secretaria de Inteligência, Corregedoria-Geral, Departamento de Trânsito (Detran) e Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

FOTOS: ROBERTO CARLOS

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato