Governador Omar Aziz afirma que prioridade do novo defensor geral é a realização do concurso público


O governador do Amazonas, Omar Aziz, afirmou na manhã desta quinta-feira, 22 de março, durante a posse do novo defensor geral, José Ricardo Trindade, que a prioridade da nova direção da Defensoria Geral do Estado será a realização de um novo concurso público para a contratação de 60 defensores.  Segundo o governador, o processo de ampliação do número de defensores determinado por ele está atrasado em oito meses. O concurso foi anulado em agosto do ano passado por determinação de Omar Aziz, após suspeita de fraude.

"Nós poderíamos ter avançado mais na Defensoria caso não tivesse havido todos estes percalços. Eu tinha determinado que fosse feito concurso para 60 novos defensores que já era para estarem atuando a essa altura principalmente no interior do Estado, onde nós temos uma defasagem muito grande no número de defensores. Espero que a gora, através da nova direção da Defensoria Pública, a gente consiga implementar o concurso e fazer com que a gente possa ajudar as pessoas que precisam ter  um defensor ao seu lado, principalmente os mais humildes", afirmou.



Segundo o governador, o processo de fortalecimento da Justiça no Estado depende da presença de juízes e defensores públicos no interior. No primeiro caso, ele disse aguardar que se cumpra a promessa da presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que afirmou estar lançando em breve o concurso para juízes. "Espero chegar até o final desse ano com todos os municípios do Estado tendo um juiz e um defensor", disse o governador, ao ressaltar que a condição para ampliação do quadro do TJAM foi dada por ele ao aumentar o repasse de recursos para aquele poder.

O novo defensor geral, José Ricardo Trindade, confirmou que o primeiro ato dele após a posse é a deflagração do processo para início do novo concurso, uma vez que a maior necessidade da Defensoria é aumentar o número de defensores, segundo ele, hoje bastante limitado. "Se tudo correr bem, nós acreditamos que em setembro ou outubro desse ano nós já estejamos com os novos defensores nomeados, que deverão iniciar suas carreiras pelo interior do Estado até serem promovidos para a capital".
Trindade ressaltou que os procedimentos para a realização do concurso vão passar pelo Conselho Superior da Defensoria, que vai definir como será o processo. O primeiro passo será a constituição da comissão eleitoral, a partir da reunião do Conselho Superior que deverá ser feita ainda este mês.
FOTOS: ALEX PAZUELLO

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato