Coluna do Banega


Proibida a mineração em Humaitá

No Rio Madeira, no município de Humaitá, não está mais permitida a retirada de qualquer tipo de minério, principalmente outro.

O presidente da Cooperativa de Mineração, Rademarcker Chaves (PRP).  afirmou que é contra a entrada de "dragas" de grande porte na área de extração, e que a suspensão de mineração na área do rio continuará enquanto os "dragueiros" insistirem em atuar na região.
Segundo os proprietários de dragas ancoradas nas margens do rio Madeira, em Humaitá, eles poderão deixar divisas comerciais no município, uma vez que a larga produção obtida com a extração industrial atrairá mais empresários do setor para la´. Segundo o líder dos "dragueiros", a geração de divisas será em todos os setores da economia local, e a arrecadação fiscal poderá dobrar com a liberação desta atividade na região.



Atalaia está no escuro


        Parte do município de Atalaia do Norte está às escuras depois que a Amazonas Energia, através da empresa LUMES, começou a substituir os postes e a fiação elétrica da cidade. A empresa suspendeu as atividades na sede, deixando que a população explodisse de estresse. As ruas Cunha Gomes, Francisco Otacílio, parte das ruas 31 de Março e Álvaro Maia, estão sofrendo as piores conseqüências. Lá a escuridão é muito grave, e piora quando chove, já que é necessário o pedestre tem que adivinhar onde vai pisar.
A Amazonas Energia em Atalaia do Norte informou que a LUMES, paralisou as atividades por conta da cheia do rio e de problemas no braço mecânico do caminhão. Enquanto a empresa não retoma as atividades, peças dos postes que estão prontos para serem alçados estão sendo furtadas.


Papi vai pagar concursados de 2006


O prefeito Jucimar Veloso, o Papi, foi à rádio para tranquilizar todos os funcionários públicos municipais que passaram no concurso de 2006. Ele avisou que vai chamar toda responsabilidade para si, nem que custe seu mandato, mas não vai deixar de pagar 1.356 pais de famílias e muito menos demiti-los por irresponsabilidades de gestores que o antecederam.
Papi prometeu que vai contratar um ex-ministro do Supremo Tribunal,  especialista nessa área jurídica, para brigar até ultima instância da justiça para defender o direito dos funcionários da prefeitura de Tefé, pois os mesmos não tem culpa alguma de o ex-prefeito não ter se manifestado a respeito do concurso mesmo sendo notificado por três vezes pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Governo ajuda flagelados

Omar Aziz e José Melo, governador e vice, garantiram, a 24 prefeitos que o Governo do Amazonas vai adotar todas as medidas ao seu alcance para que a população dessas áreas não seja punida pela enchente dos rios.  
A previsão da Defesa Civil do Estado é que a cheia deverá atingir cerca de 286 mil pessoas, causando impactos nos municípios de Anamã, Anori, Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Parintins, Urucará e Urucurituba serão prejudicados.

O vice-governador, José Melo, recebeu os prefeitos e representantes para orientá-los sobre os procedimentos legais que deverão ser adotados para acessar a ajuda financeira em caso de emergência.  "As chuvas vão continuar e muitos municípios que ainda não estão em situação de emergência deverão entrar. Essa é uma ação preventiva. Antecipamos trazendo os prefeitos, com as suas defesas civis para explicitarmos todos os procedimentos, do ponto de vista legal, que eles precisam tomar para que o Estado e a União possam intervir para atender as famílias atingidas", explicou Melo.



Adriana está agonizando em Itacoatiara

Moradores do bairro Jardim Adriana, em Itacoatiara, realizaram no último final de semana protesto por causa do abandono por parte das autoridades.  Os moradores ergueram faixas por todo o bairro, pedindo ajuda.  Segundo a maior parte deles, essa ajuda não vai chegar tão cedo, porque os grandes na reeleição não estão nem aí.





Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato