Amazonas ultrapassa a marca de 2 mil cirurgias cardíacas e se prepara para transplante de coração

Em Destaque
Por -
0
O Hospital Universitário Francisca Mendes, que integra a rede assistencial mantida pela Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), triplicou a quantidade de cirurgias cardíacas feitas anualmente e alcançou em
2011 a marca histórica de 2.161 cirurgias de coração. Avalizado pelos bons resultados, a unidade foi escolhida pelo Governo do Amazonas para a implantação do serviço de transplante de coração no Estado, ano que vem.

O trabalho de preparação para o novo desafio já está em andamento. Sob a coordenação geral da Susam, uma equipe multiprofissional composta por cirurgiões, anestesistas, intensivistas, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas se reúne uma vez por mês para planejar o cronograma de execução para o serviço. O grupo já se encontrou duas vezes com o presidente do Comitê Nacional de Transplantes, Silvano Raia, que representa o Ministério da Saúde no processo de implantação dos serviços de transplante no País, segundo o diretor do Hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza. "Ele se colocou à disposição para trabalhar como interlocutor e nos ajudar a avançar nessa área", afirmou.

De acordo com Pedro Elias, a implantação do serviço de transplantes segue três etapas. A primeira, e mais extensa, é a fase de qualificação da equipe médica que vai atuar fazendo as operações de transplante. As oficinas de capacitação começam agora em março, em Manaus, e vão contar com a presença de profissionais do Instituto do Coração de São Paulo (Incor) especializados em transplante e do diretor da instituição, o médico Fábio Jatene, que também é professor na Universidade de São Paulo (USP).

Em uma segunda fase da qualificação, os profissionais serão treinados na sede do Incor, na capital paulista. "Nessa equipe deverão ser treinados basicamente cirurgiões cardíacos, cardiologistas clínicos, anestesistas e intensivistas. A equipe que vai ficar responsável pelo transplante é a mesma que trabalha nas cirurgias cardíacas", disse.

Com a equipe de profissionais treinada, começa o período de instalação de equipamentos para adaptação do centro cirúrgico do hospital às exigências definidas para a realização de transplantes, que serão adquiridos pela Susam em parceria com o Ministério da Saúde.

"O transplante é basicamente ambulatório específico para atender o paciente potencial, um centro cirúrgico equipado e uma UTI adequada. Tudo isso o hospital já possui, pois ele foi criado com essa finalidade. Tem salas cirúrgicas já adequadas, que se comunicam e uma equipe de cirurgia cardíaca com experiência ampla. Faltam apenas alguns equipamentos de laboratório adequados para o transplante diferenciado e o banco de sangue equipado, o que já está sendo providenciando em parceria com o Hemoam", destacou Pedro Elias.

Com os equipamentos instalados, uma equipe do Ministério da Saúde vem a Manaus para fazer uma visita e realizar o primeiro transplante. "Cumprida todas essas fases, o hospital terá condições de fazer com regularidade os transplantes de coração", frisou o diretor do Hospital Francisca Mendes.

Quantitativo de Cirurgias Cardíacas (em unidades)

Ano 2005: 107
Ano 2006: 311
Ano 2007: 294
Ano 2008: 328
Ano 2009: 288
Ano 2010: 382
Ano 2011: 451



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)