Vila Olímpica de Manaus será apresentada em Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012

Em Destaque
Por -
0
A Fundação Vila Olímpica Danilo de Mattos Areosa (FVO), do Governo do Amazonas, vai fazer parte de uma publicação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que será lançada durante os Jogos Olímpicos de Verão de Londres 2012, que acontecem de 27 de julho a 12 de agosto na capital da Inglaterra. O livro contém imagens e informações sobre a estrutura da FVO e de mais 172 complexos esportivos do país, que foram selecionados pelo COB como sedes de treinamento para as delegações que disputarão as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

A Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, foi escolhida após vistorias técnicas realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro. De acordo com o diretor-presidente da FVO, Aldemar Affonso, a escolha do complexo esportivo em Manaus para receber delegações vai promover a troca de experiências entre atletas e profissionais de educação física do Amazonas e de outros países.

Esta não é a primeira vez que a Vila Olímpica é escolhida para servir de apoio a competições de grande porte, segundo Aldemar Affonso. "Nas Olimpíadas de 1996 a Vila recebeu atletas de países que competiam na modalidade de atletismo, a exemplo das equipes do Equador, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outras, que fizeram parte da competição que ficou marcada na história do complexo esportivo''.

Aldemar Affonso lembra que foi na pista da Vila Olímpica, no mesmo ano, durante uma competição, que a primeira mulher brasileira se classificou para as Olimpíadas de Atlanta. Elizangela Adriano disputou as provas de arremesso e lançamento. A portuguesa Fernanda Ribeiro, após um período de 30 dias de treinamento no complexo esportivo da Fundação, bateu o recorde na prova de 5.000 metros na mesma competição em 1996.

Os próximos passos, após a seleção da Vila Olímpica pelo COB, é trabalhar na articulação de parcerias com as delegações que virão para as Olimpíadas de 2016 e adequar a estrutura do complexo às exigências do COB. Além do livro a ser apresentado em Londres, Aldemar Affonso destaca que a Fundação vai divulgar o desempenho que a delegações que já estiveram na Vila Olímpica para atrair novas equipes para 2016. "Nosso papel é atrair essas parcerias que, em muitos casos, injetam recursos por meio do aluguel de alojamento e outros serviços de alimentação e estadia por 30 a 40 dias", acrescentou.

Entre os espaços que devem receber melhorias do Governo Estadual para atender as exigências do COB estão o hotel da Vila Olímpica, que deverá passar de acomodações coletivas para individuais, e o refeitório, que receberá climatização. As quadras de futsal, handebol, vôlei e basquete também serão reformadas, assim como as áreas de treinamento do tênis de mesa e judô. As adequações, segundo Aldemar Affonso, representarão um legado para os atletas do Estado, principalmente aqueles que praticam esportes de alto rendimento e que utilizam a Vila para treinamento.


FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)