Servidoras de unidades de saúde do Estado começam treinamento para operar novos mamógrafos

Em Destaque
Por -
1


O Governo do Amazonas, através do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Susam), iniciará na segunda-feira, 6 de fevereiro, a capacitação das primeiras servidoras da saúde que vão operar os novos mamógrafos adquiridos pelo Estado por determinação do governador Omar Aziz.  Nesta etapa, 84 profissionais de 27 municípios do interior participarão do Curso Técnico em Radiologia, oferecido pelo Cetam. No primeiro semestre deste ano, 11 municípios e o barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI) receberão novos mamógrafos.

Para a diretora-presidente do Cetam, Joésia Pacheco, o curso demonstra a preocupação do Estado para com as mulheres, tendo em vista que o Governo está investindo em novos equipamentos e na formação das servidoras para prestar assistência de melhor qualidade. "O Governo está atuando nos dois segmentos. Não adianta só levar equipamento, é imprescindível investir na capacitação. E não apenas na formação técnica, mas estamos priorizando também a humanização do nosso atendimento", ressalta Joésia Pacheco.

Apuí, Tabatinga, Santo Antônio do Içá, Fonte Boa, Carauari, Eirunepé, Guajará, Tefé,  Manacapuru, Itacoatiara, Maués, Parintins, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Borba, Coari, Lábrea, Boca do Acre, Urucará, Itapiranga, Autazes, Iranduba, Manicoré, Tapauá, Barcelos, São Paulo de Olivença e São Sebastião do Uatumã passarão a ter entre duas a quatro servidoras aptas a operar os aparelhos de mamografia.

Técnicas e auxiliares de enfermagem e técnicas de administração e de laboratório, entre outras profissionais que atuam nas unidades da rede estadual de saúde, conhecerão a história do profissional de radiologia no Brasil; princípios físicos da radiologia, para que o exame seja realizado com as precauções exigidas contra os efeitos danosos da radiação; anatomia, fisiologia e patologia das regiões examinadas.

Desta maneira, o treinamento possibilitará que as profissionais não apenas manipulem os mamógrafos, mas também realizem exames de radiologia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiologia odontológica, densitometria óssea, radioterapia, entre outras modalidades de diagnóstico por imagem, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. "Não é só mamografia. Estaremos formando mão de obra completa na área de radiologia", ressalta Wilson Alecrim, secretário de Saúde do Amazonas.

Com duração de um ano e meio, o curso terá inicialmente aulas à distância, com o auxílio de tutores locais, e presenciais incluindo aulas práticas em Manaus por meio da utilização de laboratórios e, ainda, estágio supervisionado no próprio município.

Entrega dos mamógrafos – A meta do Governo do Estado, por meio da Susam, é implantar mamógrafos em todos os municípios, conforme determinação do governador Omar Aziz.

De acordo com o secretário Wilson Alecrim, ainda no primeiro semestre de 2012 deverão ser entregues 12 mamógrafos, sendo um específico para o barco PAI, do Governo do Amazonas. Outros 12 equipamentos serão entregues no segundo semestre deste ano. "Os mamógrafos fazem parte dos compromissos do governador Omar Aziz na área de saúde. Temos a intenção de entregar esta mesma quantidade de mamógrafos a cada ano para que, até 2014, todas as 61 cidades do interior sejam contempladas", explica Wilson Alecrim.

O governador Omar Aziz enfatiza que sua equipe de Governo trabalhará para alcançar esta meta antes do prazo. "Já começamos a trabalhar na implantação dos primeiros mamógrafos. Temos até 2014 para concluir esta ação, mas pretendemos que esta meta seja alcançada antes disso. Eu quero esses aparelhos em todos os municípios antes de 2014", afirma Omar.

As imagens serão enviadas, em tempo real, para um centro de laudos localizado em Manaus, onde médicos especialistas emitirão o laudo do exame e avaliarão as pacientes via sistema de Telemedicina, já implantado em todos os municípios amazonenses. "Assim, vamos potencializar o combate ao câncer de mama no Estado. As mulheres que moram no interior terão a mesma oportunidade daquelas que moram na capital", destaca Alecrim. Ainda segundo o titular da Susam, Tabatinga, Tefé, Parintins, Lábrea, Eirunepé, Manacapuru, Itacoatiara, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Maués e Guajará serão as primeiras cidades a receber um novo mamógrafo. O 12º aparelho será instalado no Barco PAI.

Estatística – Dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) apontam que o número de mamografias realizadas na Rede Pública de Saúde presente nos municípios amazonenses, no período que compreende janeiro a dezembro de 2011, chegou a 35.059 exames. Com a implantação de um mamógrafo em cada cidade do interior este número deve ser maior, possibilitando o diagnóstico precoce, o que aumentam as chances de cura.

Também segundo a FCecon, no caso de câncer de mama, o Amazonas contabilizou 248 diagnósticos em 2010, com redução de 23,5% em relação a 2009, quando chegou a  324. Entre janeiro e junho de 2011, foram registrados 149 novos casos de câncer mamário. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2012 é de 340 novos casos de câncer de mama no Amazonas, sendo 290 apenas na capital.


Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. A coodernadora do cetam do Municipio de Anamã HELENA BARROSO,colocou 5 pessoas de sua familia para preencher as vagas do curso de higiene bucal e tecnico de enfermagem que era de pessoas de baixa renda, isso é uma falta de respeito com as pessoas que não tem condições de pagar um curso particular são elas as pessoas da familia:Jessica barroso, Samanta Barroso, Rafael saão três irmãos e Jordana e Yolhe, hoje só uma continua estudando as outras desistiram tirando a faga das pessoas que precisam.

    ResponderExcluir
Postar um comentário