SAÚDE EM COARI À CAMINHO DO CAOS

Em Destaque
Por -
7

A crise entre o prefeito de Coari Arnaldo Mitouso e os médicos do Hospital Regional de Coari está sobrando para a população de Coari. Depois de declarações e acusações na mídia regional, a prefeitura de Coari anunciou um processo seletivo para os médicos, que posteriormente foi suspenso pela justiça do estado do Amazonas. Desde então, como tudo o que acontece no município nada mais foi dito.



Hoje a maior reclamação dos usuários de saúde é o atendimento aliado à falta de profissionais. Os profissionais descontentes foram demitidos sumariamente e com a demissão geral dos funcionário dia 5 de janeiro, tanto o Hospital Regional quanto as unidades básicas de saúde enfrentam a precariedade no atendimento. Já recebi reclamações de usuários do sistema que chegaram a unidades básicas de saúde e estas estavam fechadas porque não havia vigias e outros já reclamaram inclusive da falta de zeladores. Me informaram que a Unidade de Saúde do Centro não está suportando a demanda porque tantos os usuários do centro da cidade quanto da Zona Rural procuram o local e não há funcionários suficientes para atender.

Assim, se não houver uma solução de continuídade o povo de Coari vai pagar o preço do descaso e da falta de competência política e administrativa para equacionar o problema.

Postar um comentário

7Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM03/02/2012, 18:11

    Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde

    Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde” traz informações para que você conheça seus direitos na hora de procurar atendimento de saúde. Ela reúne os seis princípios básicos de cidadania que asseguram ao brasileiro o ingresso digno nos sistemas de saúde, seja ele público ou privado. A Carta é uma importante ferramenta para que você conheça seus direitos e, assim, ajude o Brasil a ter um sistema de saúde ainda mais efetivo.

    Os princípios da Carta são:

    1. Todo cidadão tem direito ao acesso ordenado e organizado aos sistemas de saúde
    2. Todo cidadão tem direito a tratamento adequado e efetivo para seu problema
    3. Todo cidadão tem direito ao atendimento humanizado, acolhedor e livre de qualquer discriminação
    4. Todo cidadão tem direito a atendimento que respeite a sua pessoa, seus valores e seus direitos
    5. Todo cidadão também tem responsabilidades para que seu tratamento aconteça da forma adequada
    6. Todo cidadão tem direito ao comprometimento dos gestores da saúde para que os princípios anteriores sejam cumpridos

    Não é nenhum favor do

    ResponderExcluir
  2. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM03/02/2012, 18:42

    TODO CIDADÃO TEM DIREITO A SAÚDE
    Em conseqüência do péssimo sistema público de saúde em Coari, os cidadãos deveriam procurar o Poder Judiciário a fim de conseguir uma cirurgia ou um medicamento caro, sem, para tanto, esperar dias meses ou anos. Felizmente, os juízes serão com toda certeza sensíveis, deferindo, com a urgência o que o caso requer,

    ResponderExcluir
  3. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM03/02/2012, 19:00

    O que é Constituição?

    Constituição é o conjunto de normas básicas de um país. Estas normas básicas estabelecem a forma de governo, a forma de Estado, como os representantes do povo são eleitos, as pessoas que podem votar e ser votadas, assim como os direitos das pessoas e da sociedade. Tratam também dos deveres do poder público e da maneira como ele se relaciona com a população. A atual Constituição Brasileira foi promulgada em 1988.

    O que é direito à saúde?

    É um direito social que todos têm de forma individual ou coletiva. Visa promover, proteger e recuperar o bem-estar físico, mental e social da pessoa. É um serviço público a ser ofertado pelo Estado, por meio de ações sociais e/ou econômicas que devem ser, em primeiro lugar, voltadas à prevenção

    ResponderExcluir
  4. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM03/02/2012, 19:16

    O que é direito à vida?

    É o mais fundamental de todos os direitos, já que se constitui em pré-requisito à existência e no exercício de todos os demais direitos. Consiste no direito de lutar pelo viver, de defender a própria vida e de permanecer vivo. É o direito de não ter interrompido o processo vital, cabendo ao Estado ou municipio assegurá-lo em sua dupla acepção: o direito de continuar vivo (não ser morto) e o de ter uma vida digna (condições mínimas de sobrevivência).

    E esse NOVO TEMPO , está tirando tudo dos coarienses, dignidade, respeito, todos os direitos assegurados pela CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    ResponderExcluir
  5. Conta uma novidade... Isso já virou rotina há tempos.

    ResponderExcluir
  6. A eleição ta chegando ai, votem no barnaldo de novo...e sofram mais 4 anos.

    ResponderExcluir
  7. Esse merda de prefeito que se diz, ele só coloca gente incompetente, se a saúde está sim é porque seus coordenadores só pensam em sí,enquanto os pobres ficam á mercê, é só começar tirar os coordenadores de merda principalmente essa coordenadora da atenção básica e outros que só prestam pra lamber esses politicos pra continuarem mamando, enquanto a saúde vai ficando afinal ela deve dizer pro prefeitinho que está tudo bem pra continuar nesse cargo passageiro onde ele acredita .
    Coitado está sendo enganado novamente,acorda prefeito colocar gente que saiba.

    ResponderExcluir
Postar um comentário