Plano de segurança garante tranquilidade no Carnaval de Manaus

Em Destaque
Por -
0

O plano de segurança para o período de Carnaval em Manaus, montado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), garantiu a tranquilidade para a população durante as festas carnavalescas na capital. O esquema, que envolveu cerca de sete mil servidores de todo o sistema, conseguiu ampliar os resultados nas ações policiais com 88 pessoas presas, a localização de 12 veículos roubados e a apreensão de 6,8 quilos de entorpecentes.

Das prisões realizadas pela Polícia Militar da sexta-feira (17) até a quarta-feira (22), 46 foram em flagrante por atos de desordem, brigas e tentativa de roubo, 26 prisões por envolvimento com o tráfico de drogas e outras 16 por porte ilegal de arma de fogo. Outros 23 menores foram apreendidos no período. Foram mais de seis mil abordagens policiais através de blitz para fiscalização de pessoas a pé, em carros, motos, coletivos e bares.

Coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que agrupa órgãos estaduais e municipais, o esquema de segurança para o carnaval de Manaus envolveu as polícias Militar, Civil, o Corpo de Bombeiros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), o ManausTrans e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Somente a Polícia Militar empregou cerca de 6 mil policiais para o esquema do carnaval, incluindo os alunos-soldados do último concurso da instituição, 220 viaturas, 110 motocicletas e unidades especiais como o Canil, a Cavalaria, o Comando Ambiental e o Grupamento Aéreo.

As ações atenderam as bandas, blocos, bailes carnavalescos, com atenção especial para o sambódromo de Manaus onde ocorreram o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus e o Carnaboi, principais eventos do calendário oficial de carnaval promovido pelo Govero do Amazonas.

`           "Esse esquema montado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, foi fundamental para garantir um carnaval maravilhoso, num clima de paz e tranqüilidade a população. A nossa programação de carnaval teve opções para toda a família. Foi um verdadeiro show. A sensação é de dever cumprido. É uma alegria ver que o esforço na área cultural dá resultados", destacou o Governador do Amazonas em Exercício, José Melo, que acompanhou a noite de encerramento do Carnaboi, na terça-feira (21), no sambódromo.

Carnaboi - O Carnaboi marcou o encerramento da programação oficial de carnaval promovida pelo Governo do Estado e reuniu uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas nas duas noites de apresentação no sambódromo de Manaus. Atrás dos trios-elétricos, o público dançou e cantou em ritmo de boi-bumbá ao som de sucessos dos bois Caprichoso e Garantido. Para entrar no sambódromo, os foliões passavam por uma revista da polícia. A medida, adotada para inibir casos de violência, conseguiu reduzir em cerca de 40% o número de ocorrências no local, na comparação com os números registrados em 2011.

Segundo informações do GGI, a PM atendeu 27 casos na área do sambódromo e nos arredores em situações de agressão física, na terça-feira. Os envolvidos foram encaminhados para o setor de triagem da PM, montado na base do GGI no bloco A do sambódromo. Apenas dois casos tiveram que ser encaminhados para a delegacia para registro de ocorrência, conforme informou o tenente-coronel Denildo Brilhante, responsável pela operação da PM no Carnaboi.

Na área de saúde, o posto de atendimento emergencial montado pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam) realizou 31 atendimentos de pessoas passando mal por causa da pressão arterial e excesso de bebida. "A grande maioria dos casos que a gente atendeu aqui foi de gente passando mal em decorrência do volume de público. Situações de pressão alta, dor de cabeça. Houve apenas duas remoções uma de um caso de excesso de bebida e outra de uma grávida, que foi encaminhada para a maternidade", contou o coordenador do posto médico da Susam no sambódromo, Paulo Viana.

Nem mesmo a chuva desanimou os foliões na segunda noite do evento. Com o ritmo na ponta dos pés e muita energia, o público acompanhou os 12 artistas que fizeram o trajeto da folia no sambódromo. A dona de casa Salnete Correa, 42, era só alegria atrás do trio-elétrico do levantador de toadas do boi Garantido, Sebastião Junior. "Eu sou fã dele. Adoro o boi. Não perdi uma feirinha do tururi e não perco nada daqui hoje", disse.

A paraense Leane Batista, 25, seguia cada coreografia das todas apresentadas pelos bumbás com precisão de dançarina profissional. "Eu sei todas. Adoro o boi-bumbá é uma coisa que não deixa a gente ficar parado", falou enquanto fazia o 'dois para lá, dois para cá'.

Levantador de toadas oficial do Caprichoso, David Assayag, foi uma das principais atrações da segunda noite do Carnaboi. Para ele, o carnaval embalado pela toada de boi diferencia o carnaval amazonense no cenário nacional. "O Carnaboi realmente é a identidade da nossa cultura, a nossa música, a toada. É super importante fazer um carnaval com a nossa identidade", disse.

Para o Governador do Amazonas em exercício, José Melo, o Carnaboi já é uma marca consolidada do carnaval do Estado, mas a diversidade de eventos e o investimento nas tradicionais escolas de samba também são importantes. "O desfile das escolas de samba é tradicional em nossa cidade e as escolas se superam a cada ano, dando um verdadeiro show para a população. O Carnaboi vem com o diferencial. Vem com características da nossa cultura para o Brasil e o mundo inteiro. Além de toda a programação que o governo oferece ainda temos o chamado carnaval de rua, com blocos que já são tradicionais na nossa cidade, enriquecendo a nossa festa", comentou.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)