Pessoas com deficiência podem se inscrever em atividades motoras gratuitas até dia 17

Em Destaque
Por -
0
Estimular o desenvolvimento motor de pessoas com deficiência por meio de atividades físicas, lúdicas, jogos e muita recreação. Esta é a proposta da vertente "Atividades Motoras" do programa "Viver Melhor", criado na gestão do governador Omar Aziz e executado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), que a partir de março beneficiará cerca de 300 pessoas com aulas de educação física, natação e artes. 
 
 O programa utilizará a estrutura dos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire, avenida Itaúba, s/n, no bairro Jorge Teixeira, e Cinthia Régia Gomes do Livramento, rua da Raquete, s/n, bairro Nova Vitória, ambos na zona leste de Manaus, onde as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, sempre das 14h às 16h.

 Uma equipe interdisciplinar composta por professores de educação física e artística, pedagogos e psicólogos foi capacitada para realizar as atividades de forma integrada, dentro do aspecto lúdico. "O jogo, a brincadeira, são instrumentos de descoberta. Tanto a pessoa com deficiência quanto seu familiar irá descobrir que o deficiente pode fazer muita coisa. É possível que a pessoa com deficiência alcance até sua autonomia já que ela passará a ter a noção de trabalho de grupo, vai se relacionar com outras pessoas e vai saber de seu potencial", afirma a secretária executiva da Seped, Káthya Augusta Thomé.

 Ainda de acordo com a secretária, a idade é um dos pré-requisitos para participar das aulas. "Somente pessoas com deficiência a partir de 2 anos poderão ser atendidas", explica. O tipo de deficiência também será avaliado, pois existem alguns casos em que a doença não permite a prática de determinados exercícios. Entre os casos que poderão ser atendidos estão  pessoas com deficiência física, intelectual, ou com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC) ou de traumatismo cranioencefálico (TCE) e ainda pessoas com síndromes neurológicas, como autismo.
 Na próxima semana deverá ser feita uma avaliação mais detalhada com cada pessoa inscrita. O objetivo é conhecer os alunos a partir de cada deficiência, para que os professores possam trabalhar o desenvolvimento motor individual e não apenas em grupo.  Também é obrigatória a participação do pai ou responsável para o acompanhamento da pessoa com deficiência durante as disciplinas.

 Lucemir Corrêa tem dois filhos com paralisia cerebral e conseguiu efetuar nesta segunda-feira, dia 13, a inscrição de Vanessa e Lisandro nas atividades motoras do Ceti Elisa Bessa Freire.  A aposentada diz que os dois já são bastante independentes e que agora poderão se desenvolver ainda mais. "Eles estão ansiosos para começar o curso. Aqui vai ser bom porque é perto de casa. Espero que continue pra sempre esse projeto, porque tem muitas crianças, muitas famílias que dependem dele", diz emocionada.

 Tecnologia – A secretária executiva da Seped, Káthya Thomé, ressalta que as três vertentes do Viver Melhor estão em pleno funcionamento e que uma nova linha do programa pretende incentivar a área de pesquisa e inovação para a criação de produtos de acessibilidade.

 Káthya explica que a Seped está articulando junto a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) a criação de um edital para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologias assistivas. "Vamos lançar este edital ainda este ano. Também pretendemos realizar um fórum para discutir essas inovações tecnológicas", ressalta.

 O "Viver Melhor Acessibilidade" contempla a reforma e adaptação de casas para garantir mobilidade no dia a dia da pessoa com deficiência; O "Viver Melhor Reabilitação" garante atendimento médico de fisioterapia, psicologia e assistência social a essa parcela da população; E o "Viver Melhor Atividades Motoras" oferece esporte e lazer sob a orientação de profissionais treinados.

 Parintins – O programa Viver Melhor também chegará ao interior do Estado, conforme determinação do governador Omar Aziz que lançou, no fim de janeiro, o programa social em Parintins, região do Baixo Amazonas.

O programa está incluído no Amazonas Social e beneficia portadores de necessidades especiais reformando residências e dotando-as de condições de acessibilidade, além de distribuir materiais e equipamentos e oferecer atividades motoras e de reabilitação para as pessoas com deficiência.
A meta inicial é reformar pelo programa 400 residências no município, somente neste ano. Segundo a secretária executiva da Seped, o levantamento destas casas em Parintins será feito pela Seped em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Seas). "Nós já estamos fechando a ida dessas equipes para iniciar a busca dos imóveis a serem reformados", conclui Káthya Thomé.

 Nos próximos dois anos, serão investidos R$ 250 milhões com a estimativa de reforma de 20 mil casas e instalação de equipamentos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Fotos: Roberto Carlos / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)