Obra literária demonstra como alcançar a longevidade através de frutos e peixes amazônicos

Em Destaque
Por -
0
Frutas e peixes da região amazônica têm propriedades nutricionais impressas no livro 'Dieta Amazônica', lançado na noite desta quarta-feira, 8 de fevereiro, no Palácio Rio negro, no Centro de Manaus. A publicação é de autoria do diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (Unati/UEA), médico e pesquisador, Euler Ribeiro,  em parceria da geneticista e especialista em longevidade, Ivana da Cruz.

A obra, que começa a ser vendida ainda nesta semana em livrarias da cidade, é resultado de dois anos de pesquisa científica sobre uma dieta baseada exclusivamente nos alimentos regionais, tais como frutas e peixes amazônicos, conforme explica Euler Ribeiro. "Neste livro eu divido toda minha experiência científica em cima dos alimentos regionais. Mostro no livro que a dieta amazônica compete em qualidade e sabor com a dieta mediterrânea, que é consagrada no mundo inteiro como elemento de longevidade", afirmou o médico.

Euler Ribeiro acrescentou que a base da pesquisa foi o município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus), onde, segundo o Censo do IBGE 2010, 1% da população do município tem 80 anos. Nos demais municípios do País, a média é de 0,5%. "A partir daí, formei um grupo de pesquisa para investigar o envelhecimento do homem da floresta. O objetivo foi descobrir o motivo do envelhecimento saudável da população. Detectamos que o resultado estava na alimentação, baseada em frutas e peixes da região", disse.

A doutora em genética humana, Ivana da Cruz, frisou que no estudo foram selecionados três mil idosos, sendo metade da capital amazonense e outra metade de Maués. "Descobrimos que a dieta dos idosos de Maués, baseada essencialmente em frutas, peixes e na farinha de mandioca é superior em termos de qualidade e também o segredo da longevidade desse povo", detalhou Ivana Cruz.

A obra é dividida em três capítulos, com muitas ilustrações. O primeiro aborda  'O papel da dieta na saúde e longevidade'; o segundo, 'Amazônia e seus frutos'; e o terceiro, 'Peixes, a farinha e a culinária'.

Euler Ribeiro enfatizou que o livro traz algumas dicas para quem quer envelhecer bem e em forma: "Descobrimos que o peixe amazônico, em especial o jaraqui, é mais rico em Omega 3 do que o salmão. No livro, eu aconselho que comam jaraqui, preferencialmente, assado. Os frutos como o pó de guaraná é excelente, pois previne a pessoa de doenças como câncer, além de dar ereção a homens acima de 90 anos. Eu poderia dizer, sem dúvida alguma, que é melhor tomar guaraná natural do que uma taça de vinho", garante Euler.


FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)