Governador Omar Aziz destaca prioridades da sua administração na leitura da Mensagem Governamental

O governador do Amazonas, Omar Aziz, abriu o ano legislativo nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com a apresentação da Mensagem Governamental, na qual presta contas sobre as ações do Executivo em 2011 e destaca as prioridades para o exercício de 2012. "Essa mensagem é um compromisso firmado e eu espero, e Deus há de nos ajudar, que possamos cumprir tudo o que nos comprometemos com a população", disse o governador, que foi à ALE acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Jooma Aziz.



A autorização para a ordem de serviço do monotrilho, o lançamento da licitação para a segunda etapa da Avenida das Torres, a duplicação da avenida Manoel Urbano (AM-070), que liga Manaus a Manacapuru, o inicio da construção da Cidade Universitária e a extensão do programa Viver Melhor, com o início da reforma de casas de pessoas vivendo com deficiência em todos os municípios do interior do Estado, estão entre as ações prioritárias de Aziz à frente do governo este ano.


Também devem iniciar este ano as obras do Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte e do Centro de Reabilitação para Dependentes Químicos. "Vamos licitar o Masterplan da Cidade Universitária da UEA, fizemos eleição para diretor de unidades e construímos restaurantes universitários; além disso, inauguramos Cetis (Centro de Educação de Tempo Integral) e várias escolas no interior; todos os professores municipais receberam notebooks, começamos a implantar os primeiros mamógrafos nos municípios. Estamos em dias com nossas contas, fizemos o dever de casa, mas é necessário fazer mais e se esforçar para que possamos atender cada vez melhor a população", afirmou.


Ainda sobre educação, destacou o programa de reforço escolar que está sendo ampliado e garantiu que a médio e longo prazo a educação no Amazonas estará entre as melhores do Brasil. Já na área de saúde, garantiu que o Estado está investindo acima do percentual que estabelece a Emenda Constitucional 29, que define investimentos dos governos municipal, estadual e federal no setor.


Investimentos no interior - De acordo com Omar Aziz, o Governo do Estado está com várias obras de infraestrutura no interior, entre elas escolas, unidades de saúde, sistemas viários e projetos para alavancar o turismo, como em Novo Airão. No Sul do Amazonas, o destaque é a implantação de um projeto para a produção de alevinos em grande quantidade e que vai impulsionar a produção de peixes em cativeiro, também naquela região.


Até o final do mês, deverá ser encaminhada à ALE a mensagem para a recriação do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti) para auxiliar as prefeituras na elaboração de projetos técnicos que possam explorar a vocação de cada município. O governador também deu destaque para o projeto do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para a capacitação que priorizará as mulheres e terá parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para o financiamento de projetos que incentivem a geração de renda.


Logo na abertura da Mensagem Governamental, que possui um total de 294 páginas, o governador destaca que iniciou o ano de 2011 com as contas em dias e que concedeu reajuste de 8%, acima da inflação, para a classe de servidores, bem como investimentos maciços em setores fundamentais da sociedade. Entre os exemplos, Omar citou a segurança pública, que está sendo reaparelhada com tecnologia moderna, compra de novas viaturas, equipamentos, duplicação do número de delegacias e ampliação de outras estruturas físicas, realização de concurso público para 2.500 novos policiais militares (um novo concurso será feito este ano com mais 2.500 vagas) e a contratação de 1.100 policiais civis. Os investimentos visam o programa Ronda no Bairro que está em fase de implantação na zona norte e deverá atingir todas as zonas da cidade ainda este ano.


Outro destaque foi a realização de concurso com cerca de 7.500 vagas para  servidores da educação, o maior da história do Estado na área. Segundo Omar Aziz, somente em 2010 quase 12 mil pessoas entraram no serviço público estadual, o que aumentou em mais de 10% o quadro de servidores, tudo isso para melhorar o atendimento no setor público.


O governador também ressaltou os esforços feitos para entregar a Ponte Rio Negro, compromisso assumido por ele em campanha, obra para a qual teve que liberar cerca de R$ 400 milhões do orçamento anual para a conclusão. Ainda segundo ele, o Estado teve que fazer um grande esforço para não paralisar a Arena da Amazônia, hoje com mais de 33% das obras prontas.


Solidariedade aos Haitianos – Durante a apresentação da mensagem, no trecho em que falava sobre o que considera a uma das principais marcas de seu governo, a solidariedade, Omar Aziz "abriu um parêntese" e falou sobre a imigração haitiana no Estado, ao fazer comparações com a história de vida dele e de sua família, que também sobreviveu a um terremoto, como a tragédia do povo haitiano. Filho de palestino e neto de italianos por parte de mãe, o governador, que nasceu no interior de São Paulo, lembrou que ainda pequeno a família morou em outros Estados, como Rio Grande do Sul e Brasília e, em 1964, foi para o Peru, onde sobreviveu a um grande terremoto, em 1970, ano em que retornou ao Brasil.


 "Que sejam bem vindos os haitianos no Brasil. O que pedi ao Governo Federal foi uma política definitiva e não paliativa". Se eles (os haitianos) estão aqui hoje é porque estão precisando da nossa solidariedade e da nossa ajuda. Não existe má vontade, porque eu passei por isso e eu sei o que eles estão sofrendo, eu sei o que eles precisam. O que estou pedindo é que a gente defina (junto com o Governo Federal) uma regra para eles", cobrou o governador, ao ressaltar que a ajuda que o Estado está dando hoje apenas ameniza o sofrimento, mas não resolve o problema. "Nós temos o dever e eu, pessoalmente, de sermos solidários com qualquer povo que sofra o que eles estão sofrendo".

FOTOS: ALEX PAZUELLO

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato