COARI NECESSITA URGENTE DE UM MUSEU, UM TEATRO E UMA BIBLIOTECA


Não é de agora que a Secretaria de Cultura de Coari funciona como uma Secretaria de Eventos. Na verdade na área cultural não está havendo avanços, o que é uma pena, pois Coari é uma terra de grandes talentos que poderiam estar sendo aproveitados para apresentação no município como o aporte de uma bolsa cultural e até incentivos para apresentação em tantas praças e espaços que existem em nosso município. Um outro detalhes, faltam espaços que consolidem e incentive a inserção cultural das pessoas, e pelo menos três novos espaços deveriam ser contemplados: o museu, o teatro e a biblioteca municipal.




Um exemplo que quero exemplicar, são as fotos antigas, memórias que deveriam estar acessívels ao público e que serviriam para manter a memória do município viva. A foto que ilustra este post é uma foto bem antiga da catedral de Coari, quando ela possuia apenas a nave principal, sem os dois anexos laterais que existem hoje. Uma imagem rara que deveria estar em um museu.

Por não haver uma política cultural eficaz, as coias vão ficando no improviso e caíndo no esquecimento. O povo que não cuida de sua história é um povo sem memória. Quem sabe um dia, se levante nesta cidade um agente público que cobre eficiência cultural de seus secretários e não apenas a realização de eventos. Talvez um dia, um administrador tome a iniciativa de construir um museu, um teatro e uma biblioteca pública em Coari.

14 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Em 2013 Adail constroi....

    ResponderExcluir
  2. O PAPAI NOEL TAMBÉM...JUNTO COM O COELHINHO DA PÁSCOA...OU AINDA COM O BOTO ENCANTADOR...HAHAHAHA...PARE DE SONHAR E VIVA A REALIDADE...NÓS ESTAMOS FALANDO DE UM AGENTE PÚBLICO DECENTE / ÉTICO E NÃO DE UM AGENTE CORRUPTO QUE JÁ FOI CONDENADO 6 (SEIS) VEZES PELO TCE( TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO)/ TCU( TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO)...É SÓ LER O JORNAL DE HOJE (05/02/2012) NO JORNAL DIÁRIO DO AMAZONAS...ISSO NÃO É ESTÁ PRESO AO PASSADO E SIM ATUALIZADO...

    ResponderExcluir
  3. DANIEL MANO SE FOR PEDIR URGENCIA NAS COISA EM COARI SÓ PARO DE DIGITAR QUARTA-FEIRA RSRSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  4. Por q o Adail nÃO fez essas coisas...???

    ResponderExcluir
  5. O ADAIL DEIXOU TANTAS OBRAS EM COARI, QUE O SENHOR ARNALDO MITOUSO "PREFEITÃO" NÃO CONSEGUIU NEM PINTAR TODAS EM 03 ANOS DE DESGOVERNO. RSRSRSRSRSRSRSRSRS HÁ COMO ME DIVIRTO COM ESSAS CAGADAS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 09:43

    É inegável o fato de que a história da descoberta e exploração do petróleo e gás na região da BACIA DO SOLIMÕES, está intimamente ligada à própria história do Município de Coari, Desta forma, a criação de um museu local que concentre todas as informações sobre o tema, serve não apenas para facilitar o aceso a essas informações por estudiosos do assunto, mas também como forma de resgatar uma parte da história de nosso Município.

    ResponderExcluir
  7. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 09:46

    A Câmara Municipal de Coari, no uso de suas atribuições legais, deveria votar e aprovar um Projeto de Lei para um museu de Gás e Petróleo ou museu municipal
    1º- criar o Museu Municipal do Petróleo e Gás em Coari, nos termos desta Lei.
    2º- Os objetivos básicos da criação do Museu Municipal do Petróleo e Gás em Coari seriam:
    I – Reunir num só local farto material sobre a história do petróleo e gás e sua relação com o Município de Coari, disponibilizando esse material de forma gratuita e de fácil acesso a todos os interessados em realizar pesquisas nessa área de interesse, ou que simplesmente, desejem conhecer do assunto.
    II – Contar como se deu o processo de descoberta do petróleo em nossa região, o impacto dessa descoberta para nosso município, e sua relação com o desenvolvimento regional.
    III – Estimular a população em geral a conhecer, de forma pedagógica e didática, a história da exploração do petróleo e gás em nossa região.

    ResponderExcluir
  8. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 09:47

    Continuação

    3º - As principais atividades a serem desenvolvidas no âmbito do Museu Municipal do Petróleo e Gás diziam respeito a:
    I – Participação de estudantes em geral, em visitas individuais ou em grupo, que assistiriam á palestras, vídeos, fotografias, exposição de equipamentos, entre outros, sobre temas relacionados diretamente ao petróleo e gás.
    II – Facilitação a pesquisadores e estudiosos de temas relacionados ao petróleo e gás que estejam desenvolvendo pesquisas nessa área para localização de informações obre o tema.
    III – Criação, elaboração, desenvolvimento ou participação em projetos ou programas, por meio de convênios ou associações, que objetivem a manutenção e resgate da história de Coari diretamente relacionada ao desenvolvimento da atividade petrolífera.
    IV – Realização de eventos que objetivem a difusão do conhecimento acumulado sobre o tema petróleo e gás, com o estímulo a realização de convites a escolas e universidades para visita de estudantes.
    4° - Ficando sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura o gerenciamento das atividades do Museu Municipal do Petróleo e Gás em Coari.
    Art. 5º - Ficando autorizado e facultado ao Município de Coari estabelecer parcerias público-privadas, com empresas da área de petróleo e gás, para fins de implantação do Museu Municipal do Petróleo e Gás de Coari.
    6º - Local de funcionamento do Museu Municipal do Petróleo e Gás de Coari, assim como, a montagem de seu acervo e sua implantação, que se dará em cronograma a ser estabelecido pelo Poder Público Municipal, a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, devendo ser dada prioridade a um local de fácil acesso a população e ser garantida a gratuidade da visitação, não podendo esse prazo ultrapassar 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
    7º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.

    ResponderExcluir
  9. Daniel;
    Concordo c/ vc que a Cultura é importante,mas pelo tempo perdido nos últimos vanos,ñ vou quantificar quantos anos,para meu comentario ñ ter conotação política de qual facção que briga pelo poder é a CULPADA,a saude e a educação ficaram esquecidas.Aliás a nível NACIONAL,o fenômeno é o mesmo.Avançamos na disputa de economia mais forte,mas o nivel da educação ñ evoluiu e os problemas de atendimento as classes baixa e média em hospitais e postos de saúde ñ apresentaram evolução.
    Em Coari,inclusive, a saúde passa pela falta de Planejamento do crescimento urbano,aonde aumentam a quantidade de bairros sem obras de Saneamento.Falta de abastecimento d'água,esgotos à céu aberto(sem destinação) são os problemas mais comuns.
    Em bairros já implantados(Ex:Naide Lins),os buracos nas vias de circulação,redes entupidas e totalmente no escuro,são alguns dos problemas mais comuns.
    A SEMOSP,pouco recebe p/ fazer uma "manutenção",tipo meia boca,e o pouco que recebe são mal aplicados´pois tem de sustentar empreiteiros de baixa qualidade técnica,que são parceiros" de alguns Vereadores,que além de mamar na Câmara,sem prestar serviço de utilidade pública nenhum,ainda tiram uma casquinha no setor de obras públicas.

    ResponderExcluir
  10. daniel, com o novo salario mínimo no valor de 622,00, como ficará o valor do salario do assistente administrativo???? ficará igual ao valor do salario minimo??? ou tera um reajuste bom??? pode me ajudar....grata!!!!

    ResponderExcluir
  11. Isso é verdade pela 1ª vez Daniel concordo com vc, sabias palavras qnd vc fala que a Sec. de cultura nao exerce suas funçoes e sim so a de evento. Mas tenho que ressaltar que nao é so de Agora do Governo de Mitouso que estar assim. Em governos passados tambem eram do mesmo jeito, so festa o povo ta com raiva taca festa neles que esquecem. ate mais

    ResponderExcluir
  12. Agora o todo mundo sabe de tudo

    ResponderExcluir
  13. ei Isaias Vai pro Urucu ou Terminal pow...so fala em gas petroleo ...vai pra venezuela la tem muito petroleo seu doido tu so fala nisso...tavendo que ninguem liga pro que vc ta falando seu doido

    ResponderExcluir
  14. oi, Danielpreciso de uma ajuda para meu trabalho de pesquisa sobre a história de coari, da arquitetura barroca na cidade principalmente sobre o predio do ALvelos juntamente com fotos antiga do predio...
    obrigada.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato