Programa de intercâmbio do Idam fortalece a agricultura familiar

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), promove o fortalecimento da agricultura familiar por meio de várias ações, sendo uma delas o Intercâmbio dos Agricultores Familiares, que está na sua terceira edição. O intercâmbio faz parte do Contrato 124, assinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Idam, e segue a orientação do governador Omar Aziz de fortalecer a cadeia produtiva no interior do Estado.

Nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, 18 agricultores de Maués (a 276 km de Manaus) viajam para o município de Apuí (a 453 km de Manaus) com o objetivo de conhecer diferentes formas de atividades, trocar experiências e levar de volta o compromisso de colocar em prática fórmulas para obter sucesso na produção.



Para isso, a gerência da Unidade Local do Idam já elaborou toda a programação do 3º Intercâmbio dos Agricultores Familiares. Nela, constam visitas às cadeias produtivas do guaraná e do café, associações e cooperativas, a fábrica de laticínios e também a algumas propriedades onde a pecuária de corte e a produção de leite se destacam. Seis técnicos do Idam estarão acompanhando os agricultores na viagem.

Resultados positivos – O agricultor Jair Marinho Pantoja, da comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, será um dos participantes, e tem esperança de conseguir uma alternativa para obter êxito na criação de gado leiteiro. O município de Apuí é, hoje, uma das principais referências nessa atividade em todo Amazonas. “A troca de experiências e o contato com os pecuaristas de lá serão fundamentais para seguirmos adiante com resultados positivos”, disse.

Conforme o gerente do Idam, Ademir Bentes, o objetivo do intercâmbio é fazer com que o grupo conheça outras realidades, com culturas diferenciadas e retorne ao município de Maués com mais determinação para desenvolver as culturas já existentes. “Nossa ideia é despertar neles o interesse por novas atividades, contribuindo assim, para diversificação da produção local”, reforçou o gerente.

A ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio do Idam, reforça o interesse de oferecer melhor qualidade de vida aos protagonistas do setor primário do Amazonas.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)