Operação do Ipem-AM detecta irregularidades em postos de combustível de Manaus

Em Destaque
Por -
0
Até a tarde desta segunda-feira, 9 de janeiro, cinco postos de combustível da capital amazonense foram notificados por apresentarem irregularidades como bomba e mangueira danificadas, lacre violado, vazamento interno, avarias no indicador de volume e preço, entre outras. A operação do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) começou no dia 2 de janeiro e já percorreu mais de 70 postos. A ação terminará quando todos os 287 postos de Manaus forem vistoriados pelos fiscais do Ipem. Esse trabalho deve ser concluído até a primeira quinzena de fevereiro.



De acordo com o diretor-presidente do órgão, Márcio André Brito, a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) exige que os postos de combustíveis sejam verificados pelo menos uma vez ao ano, mas o Governo do Amazonas fiscaliza os estabelecimentos a cada dois meses. "Essa é uma determinação do governador Omar Aziz. Além dos postos da cidade, os 26 pontões na orla também receberão a visita de nossas equipes", garantiu Márcio Brito.



O balanço parcial da fiscalização aponta que, de 79 postos visitados, 26 bombas foram reprovadas. Entre os empreendimentos vistoriados está o posto de gasolina situado na avenida Álvaro Maia esquina com avenida Mário Ypiranga, no Boulevard. Nele foram identificadas irregularidades incluindo uma bomba que estava solta, com a parte elétrica exposta, o que coloca em risco a segurança do local, segundo o Ipem.



A manutenção das bombas é de responsabilidade das oficinas credenciadas pelo Governo, contratadas pelos postos para que mantenham a correta funcionalidade do equipamento. "Nós iremos solicitar uma ordem de serviço da última vez que a oficina esteve aqui neste posto. Vamos checar se essa visita é recente. Se tiver sido feita há pouco tempo, a oficina também vai ser penalizada", explicou Brito. A bomba foi lacrada e o proprietário do posto de combustível terá 48 horas para se regularizar. Caso não seja feito o devido reparo, a multa pode variar entre R$ 500 mil e R$ 600 mil.



Adulteração de placas – Sobre a denúncia apresentada por uma reportagem exibida no último fim de semana, em rede nacional, mostrando a fraude nos postos de combustível de Curitiba por meio de alterações na placa das bombas, o diretor-presidente do Ipem-AM disse que para fazer esse tipo de adulteração no postos de Manaus seria necessário violar um lacre. Porém, apenas fiscais do Ipem e as sete oficinas credenciadas pelo instituto no Amazonas têm acesso a ele.



"Todos os lacres usados pelas oficinas são controlados pelo Ipem. Nós sabemos 100% quais serviços são prestados por elas. Por isso, o risco de fraude é eliminado", afirmou Márcio. Ele frisou que o Ipem-AM também realiza, periodicamente, auditorias nessas oficinas para evitar fraudes como a apresentada na reportagem.



Saiba como denunciar irregularidades – O consumidor também pode ajudar na fiscalização de postos de combustíveis. Basta observar se a bomba possui o selo do Inmetro e se ela está zerada na hora de abastecer. O Ipem-AM coloca à disposição da população um canal de comunicação para denúncias. O telefone da Ouvidoria do Ipem é 0800-092-2020. As ligações podem ser feitas de segunda a sexta, de 8h às 16h30.



FOTOS: ROBERTO CARLOS/AGECOM

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)