Omar Aziz defende competitividade e diversificação do PIM e a adoção de medidas para proteger a indústria nacional

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, Omar Aziz, apontou a garantia da competitividade e a abertura de novos segmentos de produção no Polo Industrial de Manaus (PIM) como os maiores desafios que o novo superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Nogueira, terá à frente do órgão. "Temos de estar preparados para manter a competitividade de Zona Franca, gerando mais oportunidades. Não tenho dúvidas de que, com engajamento e compromisso social, será possível. Tenho certeza que podemos conseguir vitórias a curto prazo", afirmou o governador durante solenidade de posse de Nogueira, na tarde desta terça-feira (10).

Omar Aziz lembrou que a evolução no consumo no mercado nacional e nas exportações nos últimos anos impulsionou o crescimento econômico e o faturamento do PIM, fortalecendo principalmente os setores de eletroeletrônicos e duas rodas. Ele destacou, porém, que, mesmo em boa fase, a economia local registrou perdas com o esvaziamento de setores importantes em virtude de medidas adotadas pelo Governo Federal ou resultado da "guerra fiscal" entre os Estados, que diminuíram a competitividade da produção do PIM.

"O polo de eletroeletrônicos e duas rodas foram fortalecidos, mas fomos perdendo um setor importante que é o de informática. Vira e mexe somos surpreendidos com medidas que retiram nossa competitividade. O ano de 2012 será um ano difícil. Para manter o nível de emprego e ampliar o crescimento econômico é necessário que toda essa equipe que vai compor a direção da Suframa esteja imbuída do mesmo propósito: exportar cada vez mais e dar competitividade", disse.

Um dos desafios apontados pelo governador é a aprovação de um maior número de Processos Produtivos Básicos (PPB), que definem os critérios de produção e modernização de processo industrial necessários para instalação de fábricas no PIM. Ano passado, 35 PPB's não foram aprovados pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

"Isso afetou a atração de novas indústrias para o Amazonas. Não aprovamos PPB's importantes como o da indústria de remédios, o da Adidas (pra produção de calçados). A empresa que ia montar uma indústria de tênis no polo já vai para outro país. Temos também o do isotônico, da RedBull, que precisa ser aprovado o mais rápido possível", afirmou Omar Aziz.
Durante a cerimônia de posse do novo superintendente da Suframa, o governador também defendeu a adoção de medidas pelo Governo Federal para frear a entrada de produtos que reduzem a competitividade da indústria brasileira. Um exemplo são as sacarias indianas, fabricadas com subsídio do governo da Índia e que entram com preço muito mais vantajoso no País do que o da produção nacional. "Nesse momento, a Índia subsidia a produção de sacarias e coloca no mercado a um preço que não temos competitividade. Mês passado, entrou um milhão de sacarias. É preciso nivelar o preço para frear a entrada".

Para o governador, maior rigor também deve ser adotado com relação à entrada de produtos estrangeiros nos portos de Santa Catarina e Espírito Santo. "É preciso coibir a entrada desses produtos que só diminuem a nossa capacidade competitiva", disse.

Os pontos defendidos pelo governador foram também repassadas ao ministro interino do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, em reunião na sede da Suframa. Omar Aziz também pediu que o Governo Federal prorrogue para outubro deste ano o prazo limite para que as indústrias do setor de eletroeletrônicos instalem o Ginga (software intermediário que permite desenvolver aplicações interativas de TV digital) em todos os aparelhos de TV produzidos no PIM. "Pedimos a prorrogação para outubro para que as empresas possam se adequar".

Thomaz Nogueira, que assumiu a superintendência da Zona Franca após indicação do governador Omar Aziz, disse que está pronto para trabalhar em busca da superação de desafios para manter pujante a dinâmica econômica do PIM.  "Temos de ter claro que há certa expectativa de toda a população. Eu agradeço publicamente ao Governador Omar Aziz por ter se lembrado do meu nome para fazer essa indicação a presidente Dilma Rousseff. Meu compromisso agora é trabalhar para atender aos grandes desafios", declarou o novo superintendente.







Fotos: Alex Pazuello / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)