Nejmi Aziz participa de abertura de atividades no Centro de Convivência da Família da zona oeste de Manaus

Em Destaque
Por -
0
A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, participou, na manhã desta segunda-feira (9), da abertura das atividades do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado entre as avenidas Santo Antônio e Brasil, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. O centro, inaugurado em dezembro de 2011 pelo governador Omar Aziz, inicia suas operações atendendo 3.173 pessoas inscritas em atividades socioculturais, esportivas, artísticas, grupos de convivência e socialização, oficinas e cursos técnicos.

Nejmi Aziz, incentivadora dos projetos de inclusão do Governo do Amazonas, conversou com colaboradores e alunos e visitou as instalações dos 29 mil metros quadrados do complexo, que tem capacidade para atender até 12 mil pessoas por mês, entre crianças, jovens e idosos. Entre os cursos oferecidos para adultos e adolescentes estão os de inclusão digital, produção de vestuário, embelezamento e higiene, produção alimentícia e administração e negócios, com vagas preenchidas por moradores de bairros da zona oeste da cidade.

"Fico feliz em ver a satisfação das pessoas que participam das atividades deste Centro, uma obra do Governador Omar Aziz que tive a grata satisfação de acompanhar sua conclusão. Uma obra que valoriza o cuidado com as pessoas e vem gerando cada vez mais oportunidades. Tenho certeza que os moradores da Compensa e bairros do entorno tem agora mais um motivo para desenvolver atividades sociais que contribuam com fortalecimento da família", afirmou Nejmi, que foi quem sugeriu que o complexo recebesse o nome de Magdalena Daou, em reconhecimento ao trabalho social realizado por ela.

Para a dona de casa Maria Helenilde Cunha Bernardo, 47 anos, o centro de convivência foi um sonho realizado e demonstra o compromisso do governador e da primeira-dama com a promoção da qualidade de vida da população. "Agora temos um lugar cinco estrelas para desfrutar de todas as atividades que um idoso merece", disse a aposentada Berenice da Costa Linhares, 67, inscrita nas atividades de fisioterapia. De acordo com Rita Abecassis, fisioterapeuta do centro, há a recomendação da primeira-dama de que o usuário, principalmente as pessoas com deficiência, tenham tratamento diferenciado.

"Gostei muito da estrutura do centro, da organização e da segurança dos profissionais empregados para atender a comunidade. O melhor disso tudo é que o serviço é gratuito", destacou o autônomo Edilson Alves Rolim, 53 anos, que está inscrito em atividades de musculação na academia do centro.

De acordo com o diretor-geral do Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Miguel Carrate, a localização do complexo foi pensada estrategicamente para beneficiar os moradores de todos os bairros da zona oeste. "Além da estrutura e localização, reunimos aqui, por determinação do governador Omar Aziz, as secretarias estaduais que atuam possibilitando a inclusão social e a qualidade de vida, tais como a Seas (Assistência Social), Sejel (Esportes), Sec (Cultura) e Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), destacou Miguel Carrate.

O complexo multiuso também deverá abrigar a sede da Universidade da Terceira Idade (UnATI), projeto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme anunciou o governador Omar Aziz durante a inauguração do centro.

O Centro de Convivência tem uma estrutura física moderna e versátil que, para atividades esportivas, reúne num só espaço duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta; quadra de areia; campo de grama sintética; campo de futebol; piscina semiolímpica, piscina em área coberta com aquecimento; academia de ginástica e musculação; sala para fisioterapia; pista de caminhada; pista de skate e áreas para jogos de recreação.

 Para as atividades culturais, o local conta com cineteatro com capacidade para 170 pessoas; sala de leitura e duas salas de dança. Na área da formação profissional e tecnológica, o Centro da Família dispõe de dois laboratórios de informática, cada um com 20 microcomputadores; uma sala multiuso, um salão para cursos de beleza e estética; uma sala de culinária e uma sala para oficinas de corte e costura, além de sinal de rede wireless gratuita.

Na atenção à saúde, o local também será dotado de um consultório médico/enfermaria e para as atividades socioeducativas, três salas multiuso e um espaço coberto de convivência com 860 metros quadrados, além de postos de guarita de segurança, área administrativa e banheiros com acessibilidade para pessoas idosas e com mobilidade reduzida.

No local, são atendidos moradores dos bairros Santo Antônio, São Jorge, Glória, Compensa, São Raimundo, Santo Agostinho, Vila da Prata, Ponta Negra, Nova Esperança, Lírio do Vale e Tarumã, que concentram uma população de 228.401 pessoas.

Fotos: Herick Pereira


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)