Mais 10 novos núcleos da UEA no interior do Estado em 2012

Em Destaque
Por -
0

 Investimento integra plano de expansão com recursos de R$ 300 milhões

O governador Omar Aziz anunciou, nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a construção de 10 Núcleos de Ensino Superior no interior do Estado. As novas unidades fazem parte do plano de expansão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que prevê ainda, a inauguração da Cidade Universitária em Iranduba (a 25 quilômetros de Manaus), criação de novos cursos, ampliação do parque tecnológico e reforço nos investimentos em pesquisa e inovação.

Os novos núcleos começam a ser inaugurados ainda este ano, afirmou o governador durante reunião com o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, pró-reitores e técnicos da instituição. O encontro teve como objetivo discutir detalhes do plano de metas da universidade para 2012. Omar Aziz disse que a UEA é prioridade para o Governo do Estado e que, além da construção das novas unidades, haverá investimento em equipamentos de ponta para os laboratórios especializados, bibliotecas e modernização dos seis Centros e dos 17 Núcleos de Ensino Superior em funcionamento no interior.

Entre os investimentos que vêm sendo realizados na UEA, o reitor José Aldemir destacou, ainda, a instalação de 300 computadores novos, no ano passado, e o reforço, para este ano, de 20 mil livros com títulos indicados por professores para as bibliotecas da instituição. O governador Omar Aziz também autorizou a compra de livros e revistas eletrônicas para todas as unidades. "Todo mundo sabe da importância que a UEA tem para o futuro do Amazonas e pra criação de novas oportunidades de trabalho pra população. E eu vou fazer tudo o que for preciso para garantir a consolidação desta universidade. Nesse processo já tivemos grandes avanços, com a aprovação do Plano de Carreiras dos professores, a inauguração dos restaurantes universitários e várias obras de ampliação que estamos fazendo na capital e no interior", destacou o governador.

Com os novos núcleos, a UEA passará a contar com 27 unidades em municípios localizados em pontos estratégicos do Estado e que, segundo o reitor, formam uma rede de atendimento com capacidade de atingir todo o território amazonense.  "Com a expansão teremos maiores condições de ampliar o número de vagas e criar novos cursos para atender as demandas do mercado e principalmente as necessidades das populações amazonenses", prevê José Aldemir, que recebeu do governador a missão de apresentar, na próxima semana, o projeto detalhado de expansão das unidades do interior.

Estrutura ampliada no interior do Estado  - O principal projeto para ampliar e melhorar a estrutura da UEA é o de construção da Cidade Universitária, anunciado pelo governador Omar Aziz, e que deve ter seu projeto licitado nos próximos meses. A expectativa é concluir em 2012 o estudo para desapropriação da área para o empreendimento, um terreno de 12 milhões de metros quadrados em Iranduba, e finalizar projeto do empreendimento, que está sendo elaborado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), para encaminhar à licitação.
 O complexo vai reunir todas as unidades da UEA na capital, além de abrigar estudantes da instituição de municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM). A Cidade Universitária também abrigará alojamentos para acadêmicos e um hospital universitário com capacidade para 200 leitos.








Fotos: Alex Pazuello / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)