Governo do Amazonas entrega equipamentos para Vara Maria da Penha

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas reforça o apoio institucional às ações de combate a violência contra a mulher e o trabalho socioeducativo voltado para crianças e adolescentes infratores com a entrega, nesta segunda-feira (23), de equipamentos de informática e mobília para a Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher "Maria da Penha" e de veículos e computadores para a Gerência Estadual de Desenvolvimento Socioeducativo (Gease) da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

A ação segue orientação do Governador Omar Aziz de propor mais agilidade na apreciação dos processos de violência doméstica e familiar contra a mulher e foi acompanhada pela presidente do Fundo de Promoção Social, primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, que destacou a importância da doação dos kits, composto por mobiliários e computadores, para o fortalecimento da atuação da justiça e do trabalho de combate a violência contra a mulher no Estado. "É esse tipo de tratamento que a gente prioriza. Atenção tanto no lado da denúncia quanto no trabalho de amparo as mulheres violentadas. A gente sabe que muitas vezes as mulheres sentem dificuldades de denunciar por causa dos filhos e da situação financeira. Mas hoje a agressão é algo que não pode ser deixada de lado. É preciso denunciar", frisou, anunciando a doação de uma nova viatura para auxiliar os trabalhos realizados pela Vara.

Especializada no atendimento dos casos de violência contra a mulher, a Vara Maria da Penha registrou, em janeiro deste ano, a abertura de 96 novos processos judiciais relacionados a casos de violência doméstica praticada contra a mulher. Os números são bastante elevados, ressalta o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, João Simões. Desde a abertura da Vara, há cinco anos, o número de processos só aumenta, disse. Atualmente, 2.779 casos estão aguardando julgamento.

Para Simões, o apoio recebido do Governo do Amazonas com a doação dos equipamentos será fundamental para atender ao crescimento na demanda. "O executivo está doando equipamentos que são importantes e necessários para o funcionamento da Vara Maria da Penha. Este ano, já teremos o reforço orçamentário que foi uma promessa do Governador Omar Aziz e que ele cumpriu. Será um repasse 0,4% maior, mas que representa bastante para nós. A primeira parcela do duodécimo sairá no dia 26 de janeiro", disse.

Durante o evento, o presidente do TJAM anunciou a abertura de quatro novos fóruns no Amazonas atendendo a capital e o interior. No interior, os novos fóruns serão construídos nos municípios de Maués e Tefé. Em Manaus, a nova unidade vai ser instalada na Avenida Brasil, bairro da Compensa, zona Oeste da cidade. "A licitação será em fevereiro e já em março teremos o início das obras", disse.

O material destinado a Vara Maria da Penha foi comprado com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas). Foram R$ 14 mil empregados na aquisição de quatro mesas de escritório; quatro scanners; um notebook; quatro computadores completos (monitores, teclados, mouses e CPUs), quatro leitores de código de barra; duas mesas gráficas profissionais, uma geladeira, um frigobar e dois fragmentadores de papel.

O investimento foi feito após a coordenação estadual dos serviços da Rede de Atenção a Mulher e a direção da Vara "Maria da Penha" identificarem a necessidade dos equipamentos para dar mais velocidade nos trabalhos de audiências e julgamentos de processos criminais.

APOIO AOS CENTROS SOCIOEDUCATIVOS
No mesmo evento, no Fórum Azarias Menescal, o Governo do Amazonas também entregou à Gease da Seas três automóveis Fiat Uno zero quilômetro e 13 computadores completos (monitores, teclados, mouses e CPUs). Os equipamentos, doados pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SNDH), do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Os veículos vão servir para reforçar o trabalho das visitas de psicólogos e assistentes sociais às famílias dos internos dos centros socioeducativos Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, zona centro-oeste; Senador Raimundo Parente, no bairro Cidade Nova, zona norte, e dos seis núcleos do regime de Liberdade Assistida em Manaus. Os computadores serão utilizados para reequipar o telecentro das unidades e reforçar as aulas de informática oferecida aos internos.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)