Governador Omar Aziz anuncia criação da Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres

Em Destaque
Por -
0
O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou, nesta terça-feira (31), durante a assinatura do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contras as Mulheres, a criação da Coordenação Estadual de Políticas para Mulheres, que vai centralizar as ações da política estadual de atenção à mulher. "A coordenação terá status de secretaria, com poderes para dar transversalidade junto ao governo, no sentido de melhorar os serviços que são oferecidos à população", adiantou o governador.

O Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres foi assinado, na sede do Governo do Amazonas, pelo governador Omar Aziz e a ministra-chefe da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, Iriny Lopes. A presidente do Fundo de Promoção Social, primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, participou da cerimônia e teve sua atuação nas campanhas e ações sociais de enfrentamento à violência contra as mulheres destacada. "O envolvimento da primeira dama nessas campanhas e ações desperta a atenção para assunto", frisou Omar Aziz.

Segundo o governador, com a nova coordenação, o Governo do Amazonas reforça os serviços de atenção à mulher atendendo aos compromissos assumidos com a assinatura do pacto federativo. Em fase inicial de planejamento, o novo órgão terá o papel de articular ações das Secretarias de Estado de Trabalho (Setrab), Assistência Social (Seas), Saúde (Susam), Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP), além de melhorar o diálogo com o judiciário.
"Essas políticas precisam de uma coordenação para que a transversalidade aconteça, sem prejuízo financeiro para o Estado e dando maior resolutividade na ponta, para o cidadão, tornando as coisas mais ágeis", enfatizou o vice-governador José Melo, também presente à cerimônia.

Para a ministra-chefe da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, o anúncio do governador é um passo importante para a consolidação do pacto no Estado. Iriny Lopes ressaltou que o Amazonas é um dos poucos no Brasil a contar com um Plano Estadual que orienta as ações de proteção às mulheres e enfrentamento a violência doméstica, o que possibilidade maior facilidade na execução das políticas públicas.

"A capacidade do diálogo é fundamental e o Plano Estadual é o instrumento do diálogo, da execução da política. O governador Omar retomou, em 2011, o desenvolvimento regular e sistemático das políticas para mulheres, o que nos trouxe a capacidade de, novamente, voltar a ter um diálogo permanente, tendo condições para desenvolvimento do pacto de enfrentamento a violência doméstica praticada contras as mulheres", pontuou.

Este ano, a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM) deve liberar cerca de R$ 2 milhões em recursos para investimentos em projetos apresentados pelo Governo do Amazonas. "O pacto é um instrumento fundamental para superar os índices de violência contra a mulher no País, que ainda nos envergonha mesmo com tudo o que foi feito ao longo dos últimos dez anos como, por exemplo, a criação de um ministério exclusivo para o assunto", disse.

Segundo o governador Omar Aziz, outro reforço importante para a rede de atenção à mulher virá com o fortalecimento da qualificação profissional por meio de cursos de Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e no maior acesso a crédito por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). "Há uma quantidade grande de mulheres que tem de ser homem e mulher dentro de casa, que se desdobram para dar uma vida digna para sua família. Muitas não tiveram oportunidade de ter estudo, qualificação. E vamos reforçar isso, com mais qualificação e apoio por meio da Afeam", destacou.

Amazonas terá central de notificação - O Governo do Amazonas, em conjunto com o Governo Federal, investiu cerca de R$ 550 mil na criação da Central de Notificação e Transporte de Mulheres Vítimas, que funcionará na Delegacia Especializada de Crimes Contra Mulher (DECCM) a partir de fevereiro. A unidade contará com seis carros, duas vans, dez motocicletas de 124 cilindradas e, ainda, duas lanchas com cobertura para o transporte de vítimas de agressão para as delegacias, locais de abrigo e demais órgãos da rede de atendimento.

Segundo a delegada titular da DECCM, Lia Gazineu, é um reforço que trará um ganho significativo nas atividades da delegacia. "O atendimento terá mais mobilidade e os inquéritos serão mais rapidamente concluídos", disse.
Lia Gazineu explica que por mês são registradas, em média, mil ocorrências, sendo 50 por dia. A unidade, por lei, tem a responsabilidade de levar as vítimas para exame de corpo delito no Instituto Médico Legal (IML), notificar o agressor e dar cumprimento à busca de pertences (roupas e documentos) na casa da requerente. "Encaminhamos ainda para serviços médicos, psicossocial e, em casos extremos, para abrigos", disse.

A DECCM possui cerca de 30 policiais civis, sendo 20 em regime de plantão, e conta ainda com apoio 24 horas da equipe do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), que presta atendimento psicológico e social às pessoas que buscam proteção moral e judicial nos distritos policiais. O Sapem está instalado nas dependências da Delegacia da Mulher, no bairro Parque Dez, zona centro-oeste de Manaus.

No Amazonas, a rede de atenção à mulher mantida pelo Governo conta com serviço de apoio emergencial, Centro de Referência e Apoio, um núcleo especializado na Defensoria Pública Estadual, delegacia especializada e a Vara Maria da Penha, além da Casa Abrigo Antônio Nascimento, que recebe mulheres vítimas de agressão e sob ameaça de morte.

Para denunciar, a vítima tem duas linhas exclusivas, sendo uma do Governo Federal e outra da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o disk 180 e 181, respectivamente. Em casos mais extremos, a vítima ou qualquer pessoa pode solicitar ajuda ao 190, o  serviço de emergência da Polícia Militar. A delegacia dispõe ainda do número 3236-7012 para atendimento 24h de ocorrências.











Fotos: Alex Pazuello / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)