Centro de Mídias ofertará pela primeira vez todas as séries da 2ª etapa do Ensino Fundamental para comunidades rurais do Amazonas

Em Destaque
Por -
0
O ensino mediado por tecnologia no Amazonas deve avançar em 30% no ano de 2012, com a aquisição de mais 232 novas antenas VSATs, totalizando 800 pontos, dos 1.500 pontos da meta estabelecida pela gestão Omar Aziz para 2014. Pela primeira vez, todas as series da segunda etapa do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) serão oferecidas, além do Ensino Médio.

Outra novidade será a oferta do 1º segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da metodologia de ensino mediado por tecnologia, com turmas do 1º ao 5º ano para egressos do programa Reescrevendo o Futuro. A expectativa é de que o número de pessoas beneficiadas, neste ano, salte de 27 mil para 32 mil.

A ampliação no atendimento das comunidades mais distantes segue a orientação do governador Omar Aziz, que solicitou à Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) que aumente as ações do Centro de Mídias no interior. Com a medida, a educação à distância atingirá 2.400 comunidades rurais. Até 2011, 1.700 comunidades eram atendidas. A meta da administração Omar Aziz é atingir, até 2014, três mil comunidades.

"Atualmente estamos definindo todas as condições para que no próximo mês já possamos iniciar as atividades do Centro de Mídias", confirmou o secretário de educação do Amazonas, Gedeão Amorim.

Eficácia de aprendizagem reconhecida – Ainda de acordo com o titular da Seduc, a metodologia e a efetividade da ferramenta tecnológica de ensino, em alguns casos, tem possibilitado melhores resultados do que as escolas tradicionais. "Por isso mesmo, identificamos algumas comunidades com índices de aprendizagem superior aos de escolas regulares", comemora Gedeão.

Uma prova disso é que escolas de Alvarães, Autazes, Caapiranga, e Tapauá, onde funcionam pontos de antenas do Centro de Mídias, foram premiadas na última edição do Escola de Valor. Nesses municípios, a taxa de aprovação dos alunos do Ensino Médio atingiu a marca de 89%, de acordo com o diretor do Centro de Mídias, José Augusto de Melo Neto.

Exportando know-how – Outro reconhecimento ocorreu também no fim do ano passado, quando o Centro de Mídias recebeu o Selo de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil. A partir do selo, o modelo de educação com mediação tecnológica poderá ser replicado em outros estados brasileiros e até em outros países.

Ainda segundo José Augusto, alguns governos já demonstraram interesse em copiar o sistema de educação à distância existente nos 62 municípios do Amazonas. "Representantes de secretarias de educação da Bahia, Mato Grosso e, recentemente, do Piauí, nos visitaram para conhecer na prática como funciona o sistema", explica o diretor.

Saiba como funciona o Centro de Mídias – As aulas são ministradas via teleconferência, dos estúdios de televisão localizados em Manaus e transmitidas diariamente por satélite. Implantado em 2007, projeto é pioneiro no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Amazonas, por meio da Seduc.

As aulas acontecem por meio do sistema de IPTV (Internet por Televisão), com interatividade de som, imagens e dados. Dos estúdios do Centro de Mídias, ao lado da sede da Seduc, no Japiim, professores ministram aulas transmitidas em tempo real. Na outra ponta, um professor, que desempenha o papel de mediador e facilitador, coordena as aulas na classe da comunidade rural.

As aulas são todas minuciosamente planejadas por professores de cada disciplina, que utilizam recursos como trechos de filmes para ilustrar aulas de História ou Geografia, por exemplo. O conteúdo de todas as dez disciplinas do ensino médio é ministrado em módulos e a carga horária é a mesma do ensino médio e fundamental regular, com 800 horas/aula anuais, conforme prevê a Lei 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Números do Centro de Mídias

2011
1.700 comunidades
1.300 salas
568 pontos de antena

2012
2.400 comunidades
1.650 salas
800 pontos de antena

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)