Central de Matrícula tem saldo de 100 mil vagas para ingresso nas escolas da rede pública de educação do Amazonas

Em Destaque
Por -
0
A Central de Matrícula da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) acumula saldo de cerca de 100 mil vagas disponíveis para ingresso nas escolas da rede pública em todas as modalidades de ensino. As vagas são destinadas aos alunos novos e as solicitações de transferência escolar dos estudantes da rede, últimas etapas do cronograma de atendimento a população.


Nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a Central de Matrícula dá início ao período de solicitação de transferência escolar dos alunos que já fazem parte da rede pública. O atendimento ocorrerá até a próxima segunda-feira, dia 23, abrange todas as modalidades de ensino e é voltado aos estudantes que não renovaram matrícula na escola de origem ou que precisarão sair da escola onde estão matriculados por mudança de endereço ou motivos profissionais. Também serão atendidos, nesse período, os alunos das escolas estaduais e municipais sem continuidade de ensino que foram transferidos automaticamente para outras escolas e que não chegaram a confirmar matrícula.



"Os alunos de escolas sem continuidade de ensino ganham automaticamente uma vaga em outra escola que oferece a série que ele vai fazer. É o chamado reordenamento, feito pela Seduc em dezembro do ano passado e que a rede municipal fez semana passada. Em alguns casos, essa matrícula não é confirmada, por diversos motivos. Agora é o momento das pessoas buscarem vaga na escola de preferência", explica a gerente da Central de Matrícula da Seduc, Irlanda Araújo.



275 postos de atendimento – Para o atendimento à população, a Central de Matrícula possui um total de 275 postos instalados em escolas estaduais e municipais. Na rede estadual, todas as 221 escolas de Manaus possuem postos de matrícula em funcionamento. Na rede municipal, outras 54 têm postos instalados. O sistema de matrículas é integrado entre a Semed e a Seduc, o que permite a solicitação de vagas para uma escola municipal sendo atendido em um posto instalado em uma escola estadual, por exemplo.



Neste ano, uma das novidades da Central de Matrícula é a possibilidade de o candidato fazer a solicitação de vagas para as escolas pela internet, através do site www.matriculas.am.gov.br. O site operava há três anos apenas com o serviço de cadastro do estudante no sistema para posterior solicitação de vagas em um posto. Segundo Araújo, a implantação da nova etapa do serviço deu agilidade ao atendimento, reduzindo o número de filas nos postos físicos da Central de Matrícula.



"São mudanças que fazemos para melhorar o atendimento e reduzir filas. Primeiro a descentralização total do atendimento, que hoje nós já temos em toda a rede estadual. Outra forma foi disponibilizar pela internet. Houve uma redução do número de filas muito grande", afirmou Araújo, ressaltando que, pelo site, apenas os casos de ensino infantil e da educação de jovens e adultos não são atendidos.



O calendário completo das matrículas para 2012, com as datas de atendimento para cada nível de ensino, está disponível no site www.matriculas.am.gov.br. Para dúvidas e informações, a Central disponibiliza um atendimento através 0800-280-66310.



Atendimento de novos alunos – Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a Central de Matrícula passa a atender aos alunos novos candidatos a vagas na rede pública. No dia 24, o atendimento começa apenas para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino Fundamental e da educação infantil. A partir do dia 25, a Central passa a atender também aos candidatos a vagas nos ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio.



"Se é aluno novo, o cadastro no sistema pode ser feito tanto pela internet quanto de forma presencial no momento do atendimento nos postos de matrícula. A mesma coisa se aplica à solicitação de vaga", orientou a gerente da Central.



Nova oportunidade de vaga – Quem perdeu o prazo para solicitar vaga, em todas as modalidades de ensino, dentro do período estabelecido pelo calendário de atendimentos da Central terá uma nova oportunidade, do dia 27 até 31 de janeiro. "Existe a garantia tanto do Estado quanto da prefeitura de garantir a vaga para aluno, é constitucional. É possível assegurar essa vaga nas diversas escolas que fazem parte da rede educacional, não necessariamente em uma escola específica, de preferência dos pais ou do aluno. A certeza é que o estudante não perde o ano letivo por esse motivo", esclareceu Irlanda Araújo.



A partir do dia 1 de fevereiro, os postos da Central de Matrícula suspendem o atendimento por duas semanas. Depois disso, voltam a atender normalmente a população. O ano letivo nas escolas da rede municipal de Manaus começa no dia 3 de fevereiro e nas escolas estaduais, a partir do dia 6.



Documentação para cadastro e solicitação de matrícula

Certidão de Nascimento do Aluno

Duas fotos 3X4 atuais

Comprovante de Residência

Documento de escolaridade do aluno (histórico escolar, declaração dentro do prazo de validade)

Documento de identificação com foto do responsável (casos de alunos menores)

FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)