Primeira-dama Nejmi Aziz recebe o título de Cidadã do Amazonas

A presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), primeira-dama Nejmi Jomaa Aziz, recebeu na manhã desta quarta-feira, 7 de dezembro, o título de Cidadã do Amazonas, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Em um evento concorrido, que obrigou o cerimonial da ALE a dividir o público entre o plenário e auditório da casa, a solidariedade e envolvimento da primeira-dama nos projetos sociais do governo nortearam os discursos durante a cerimônia, que teve entre os convidados a atriz Susana Vieira e o promoter  David Brazil, além dos familiares de Nejmi e do governador Omar Aziz.

Este é o quarto título concedido à primeira-dama no Amazonas, que também já recebeu as comendas de Cidadã de Manaus, de Itacoatiara e de Borba, concedidos pelas câmaras municipais dos respectivos municípios. A homenagem na ALE-AM é de autoria do presidente da casa, o deputado Ricardo Nicolau, justificada pelos relevantes serviços prestados pela primeira-dama na área social. Além de presidir o FPS, órgão do Governo do Estado responsável por financiar projetos de inclusão social e de geração de emprego e renda, Nejmi Aziz também participa voluntariamente de dezenas de campanhas sociais.

"De tudo que falaram de Nejmi, a coisa mais bonita é a solidariedade que ela tem com as pessoas", disse o governador Omar Aziz, que declarou sentir-se orgulhoso pela homenagem concedida à esposa. "A gente não escolhe lugar para nascer, mas escolhe para morar e ela escolheu o Amazonas não só para morar, mas ter seus filhos, construir uma família e, graças a Deus, tem me ajudado bastante, principalmente na área social, atuando ao lado das minorias".

Segundo o governador, Nejmi representa bem o sentimento de solidariedade, defendendo a máxima de que a união de forças permite que se possa ajudar melhor as pessoas. "Ela tem contribuído bastante, com a sensibilidade diferenciada que tem como mulher, tanto é que à frente do FPS tem sido criteriosa, para que a gente possa ajudar realmente a quem necessita".

Entre as grandes campanhas capitaneadas pela primeira-dama está o Natal Solidário, que pretende arrecadar junto aos empresários da indústria e do comércio mais de 450 mil brinquedos para distribuir às crianças necessitadas.

Emoção – Visivelmente emocionada, a homenageada não conseguiu segurar as lágrimas. "Para mim é uma alegria e um orgulho muito grande receber o título de Cidadã Amazonense. Já era de coração, agora sou de fato e de direito", afirmou a primeira-dama, que é paranaense e mora há 17 anos em Manaus, dos quais pelo menos 15 atuando na causa social. "Sempre me senti uma cidadã amazonense e, por ter este sentimento, sempre acreditei que tinha a obrigação de contribuir para o crescimento Estado, incentivando a promoção social e a solidariedade, trabalhando ao lado do governador Omar para criar oportunidades aos amazonenses e lutando pela concretização da justiça social".

Segundo ela, a medalha lhe motiva ainda mais a manter seu compromisso com o povo. "Continuarei sempre trabalhando, para que nossos programas de governo sejam um motivo de alegria, para que os cidadãos que aqui vivem possam ter acesso a oportunidades na área social, educacional, saúde, segurança, meio ambiente e tudo que gere desenvolvimento e inclusão social", destacou, antecipando que em 2012 novos projetos sociais serão lançados.

Nejmi Aziz iniciou o trabalho voluntariado no Abrigo Moacyr Alves, há cerca de 15 anos. Como primeira-dama do Amazonas, ela teve a oportunidade de ampliar sua atuação. Hoje, ela conduz o FPS e atua diretamente em 110 instituições conveniadas com o Governo do Estado na capital e no interior. Tem sido uma colaboradora incansável do governador Omar Aziz, participando e ouvindo a comunidade, visitando escolas e incentivando os programas de assistência social, saúde, educação e meio ambiente.

Também tem estado na linha de frente das campanhas de governo, contra a violência doméstica e a exploração sexual infantil, de combate às drogas, à exploração do trabalho infantil, em favor da doação de órgãos, do aleitamento materno e segurança no trânsito, entre outras.

Reconhecimento –  Além do título de cidadã amazonense, Nejmi também foi condecorada com a Medalha Zany dos Reis, da Câmara Municipal de Manaus, Medalha Tiradentes, Medalha do Mérito Policial Militar, título de Mulher do Ano de 2010, concedido pelo jornal A Crítica, entre outros.

Nejmi Jomaa Abdel Aziz nasceu em Foz do Iguaçú, Paraná, no dia primeiro de maio de 1970. É filha de Mohamad e Ester Jomaa.
Desde 1994 escolheu o Amazonas como sua morada, terra em que formou sua família e construiu a carreira profissional. É casada com o governador do Amazonas, Omar José Abdel Aziz e mãe de Emjen, Enzo e Johara.
 
FOTOS: ALEX PAZUELLO / HERICK PEREIRA

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato