Omar quer ampliar ações de governo voltadas às mulheres

Em Destaque
Por -
0
Depois de lançar um programa de governo voltado para pessoas com deficiência física, o governador Omar Aziz afirmou que pretende focar parte das políticas sociais do seu governo na geração de oportunidades para as mulheres. Em entrevista na manhã dessa segunda-feira, dia 5 de dezembro,  a um programa de TV local, Omar disse que já determinou ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e Secretaria Estadual de Trabalho Emprego e Renda (Setrab) que direcionem a esse público parte de suas ações na área de capacitação e geração de emprego e renda.

Segundo ele, é grande o número de mulheres abandonadas pelos maridos que têm que cuidar sozinhas dos filhos. "Ela passa a vida toda se dedicando aos filhos. Quando o marido vai embora, ela não sabe fazer nada, porque não teve oportunidade de aprender. Então, cabe à gente dar essa oportunidade. Você pode capacitar a pessoa e depois ofertar o financiamento. Cabe a mim fazer isso. Olhar para essa mulher com olhar diferente", afirmou.

Entre os cursos já definidos que vão dar exclusividade às mulheres é o de capacitação para técnicos que vão operar os mamógrafos no interior. A meta do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), é implantar mamógrafos em todos os municípios. O Governo vai precisar capacitar técnicos nesses municípios para operar os exames e o governador quer que esses profissionais sejam do sexo feminino.

De acordo com Omar Aziz, o foco nas pessoas será a marca de seu governo. "Pedi a Deus que se ele me desse a oportunidade eu queria ser o governador que pudesse amenizar o sofrimento e dar oportunidade às pessoas.  Quantas mulheres  são abandonadas por seus maridos e têm que ser pai e mãe dentro de casa com quatro cinco filhos?". 

Obras de grande alcance – O governador ressaltou que além das ações na área social, planejou grandes obras para a sua gestão. Como exemplo citou a construção do Hospital da Zona Note e de uma Clínica de Reabilitação, previstos para o ano que vem, além da conclusão de nove hospitais no interior, que estão em obras. Outras prioridades são a construção de 36 novos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), dos quais 20 serão no interior e a Cidade Universitária, em Iranduba.

Ainda no interior, está em andamento um projeto para estimular a produção de pescado em regiões degradadas ambientalmente no Sul do Amazonas. Em Novo Airão, o destaque é para as obras que vão incentivar o município como polo turístico. "Já estamos trabalhando no projeto de urbanização, vamos fazer uma orla muito bela e implantar o programa Cama e Café da Manhã". Em Iranduba,  segundo Omar Aziz, a licitação da Central de Abastecimento está em andamento. Para o ano que vem está prevista, ainda, a obra do Prosamim de Maués. "Outros projetos estão sendo encaminhados que dão na ordem de R$ 400 milhões e que espero aprovar no orçamento para que possa iniciar essas obras".

Omar Aziz também destacou que até julho do ano que vem conclui a implantação do Ronda no Bairro em toda a cidade. "Vou implantar a primeira etapa na zona norte, depois na leste e assim por diante".

Foco na Educação – O governador também disse que seu governo vai estar focado na melhoria da educação, cuja meta é aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, pretende reforçar as ações voltadas ao Ensino Fundamental, entre elas ampliar para 90 mil o número de alunos no programa de reforço escolar.  "Se a gente fizer isso, melhoramos nossa base de ensino e aí quando chegar no Ensino Médio esse aluno terá mais facilidade".


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)